Bebida e experiência na casa do cliente

Bebida e experiência na casa do cliente

Com a quarentena, os consumidores deixaram de frequentar eventos e bares. Mas isso não é desculpa para não apreciarem o drink preferido; conheça essa ideia inovadora.

Um dos segmentos mais afetados pela pandemia e a consequente necessidade de isolamento social foi o de eventos. Várias festas, reuniões, feiras e congressos foram adiados, para respeitar as medidas sanitárias para conter a disseminação da Covid-19. Com isso, muitas empresas do setor ficaram de mãos atadas, sem atividade. 

No entanto, não foi isso o que aconteceu com a Help! Bar, empresa que atuava especialmente em eventos. “Nós fornecíamos o serviço de bar para eventos dos mais diversos tipos, como casamentos. Em tais casos, a entrega precisa ser perfeita, pois não há uma segunda oportunidade. Então, nos especializamos muito”, contou o empresário Mauro Carvalho, que responde também pela distribuidora de bebidas HMMG e pela Drinks on The Rocks.

Durante live com a PROTESTE, Mauro contou que a pandemia pegou a empresa de surpresa. “De uma hora para outra, todos os eventos foram cancelados. Agora, a previsão é de que sejam retomados somente a partir de março de 2021”, disse. 

Para lidar com a repentina mudança de demanda, Mauro e seus sócios resolveram antecipar um projeto que ainda estava no papel, em fase de planejamento. “Começamos a entregar os drinks nas casas dos clientes. A ideia é não enviar apenas a bebida, mas sim a experiência de um drink consumido em um bar”, explicou.

Quer saber mais sobre como conduzir seu negócio de alimentação em tempos de crise? Confira o curso Você Chef, da PROTESTE!

Experiência do drink em casa

De acordo com Mauro, a ideia é simples: o cliente pede a bebida e a empresa entrega o drink em casa – na verdade, os ingredientes e  todos os elementos necessários (gelo, guarnições e até um dosador, para que a receita fique fiel à versão consumida em um bar).

A proposta estava em desenvolvimento quando a crise começou e, por isso, sua implementação foi acelerada. “Em uma semana, montamos uma plataforma de recebimento de pedidos por WhatsApp. Em 15 dias, formalizamos a parceria com o IFood, fazendo entregas delivery nas áreas em que já atuamos. Em 25 de maio, nossa plataforma de e-commerce ficou pronta e, com ela, conseguimos atender todo o território nacional”, afirmou o empresário. 

No entanto, cabe a ressalva: o gelo e as guarnições são entregues somente nas regiões em que a empresa já tem uma base operacional. O tempo de entrega é de 90 minutos, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

“Pelo e-commerce, não conseguimos a agilidade necessária para entregar determinados ingredientes em todas as cidades”, disse Mauro, mencionando que um de seus primeiros pedidos veio do Acre. “Não temos uma base lá, o que faz com que a entrega demore um pouco mais”, explicou. Mesmo assim, os produtos são entregues em todo o território nacional. 

Para sobreviverem, empresas precisam se reinventar

No entanto, isso não interfere na experiência do consumidor. “Estamos, inclusive, simplificando algumas receitas, para que os clientes consigam elaborar seu drink preferido em sua residência”, destacou. 

Segundo Mauro, o ponto forte da iniciativa é justamente o fato de levar para dentro de casa a experiência de degustação de um drink especial. “No caso de pequenas reuniões, que em função da quarentena têm acontecido com uma quantidade reduzida de participantes, enviamos um bartender para o preparo das bebidas. Para tanto, a quantidade de kits solicitados precisa ser de 20 ou mais unidades”, afirmou. “Em tais situações, oferecemos inclusive o serviço de DJ para animar o evento, mesmo que seja um microevento”, frisou. 

Na avaliação do empresário, esse é um formato de negócios que veio para ficar. Afinal, mesmo após o fim da pandemia, a tendência é de que as pessoas ainda continuem evitando aglomerações. “Diante das mudanças, as empresas precisam se atualizar e reinventar os seus serviços”, afirmou. 

Seja associado à PROTESTE e tenha acesso a conteúdos exclusivos. CADASTRE-SE arrow_right_alt