Como escolher o feijão preto? Confira nossas dicas de compra!

A escolha do feijão começa no supermercado; fique de olho nas dicas de compra da PROTESTE!

O feijão é um alimento de baixo custo, que fornece uma quantidade significativa de nutrientes e está presente à mesa da grande maioria dos brasileiros. Quando consumido em combinação com o arroz, o prato fornece todos os aminoácidos necessários ao organismo. Mas, para escolher o feijão preto de boa qualidade, é preciso prestar atenção a alguns detalhes. 

De acordo com Fernanda Taveira, especialista da PROTESTE, ao comprar o produto um cuidado fundamental é observar a validade, pois quanto mais velho o grão, maior o tempo de cozimento, o que leva à perda de nutrientes e maior consumo de gás. Além disso, ela destaca a importância de escolher o produto classificado como Tipo 1.

“O feijão é classificado conforme a sua qualidade em Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3. O que define o enquadramento é o total de defeitos que apresenta, como a presença de materias estranhas, insetos, grãos mofados, danificados, entre outros. Os tipos 1, 2 e 3 podem ser comercializados, desde que não afetem a saúde do consumidor. Quanto menor o tipo, menos defeitos o feijão possui e, consequentemente, melhor a sua qualidade”, explicou.

Verifique a embalagem com atenção

Além de conferir a validade e o tipo do feijão, outro cuidado importante é observar a embalagem. Pacotes com furos, presença de insetos ou qualquer outro material não devem ser comprados. Grãos quebrados ou com perfurações podem indicar a presença de inseto. Se houver coloração esverdeada, é possível que o pacote tenha sido exposto à umidade.

Mesmo com esses cuidados, é importante selecionar os grãos antes do preparo. Fernanda também sugere que os consumidores evitem comprar o produto em grandes quantidades, pois durante longos períodos de armazenamento, a concentração dos nutrientes é reduzida.

A PROTESTE analisou diversas marcas de feijão preto, avaliando a qualidade dos produtos, o valor nutricional e a adequação dos rótulos. Acesse o teste para saber mais. Aproveite e confira também como escolher o arroz para acompanhar!

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt