Conheça os benefícios dos polifenóis da uva

Conheça os benefícios dos polifenóis da uva

O resveratrol, presente na casca das uvas, proporciona vários benefícios; por isso, o suco integral da fruta é um excelente aliado para a sua saúde!

Rico em vitaminas, minerais, taninos e especialmente resveratrol, o suco de uva integral  oferece vários benefícios para a saúde, além de ser bastante saboroso.

Tanto os taninos quanto o resveratrol são substâncias encontradas na casca das uvas e também de algumas outras frutas, que servem para protegê-las, naturalmente, contra pragas, fungos e insetos. Mas a uva possui uma grande quantidade de polifenóis, incluindo resveratrol, ácidos fenólicos, antocianinas e flavonóides, que são compostos antioxidantes.

Todas essas substâncias estão presentes no suco de uva integral, que é produzido com a fruta inteira, incluindo cascas e sementes. Porém, atenção: alguns produtos conhecidos como néctar não têm a mesma composição. Normalmente, contam com adição de outros ingredientes (como suco de maçã, soja e açúcar) e podem conter aditivos químicos, como conservantes, corantes e flavorizantes.

“Para ser considerado integral, o suco de uva deve ser 100% da fruta”, destaca Fernanda Taveira, nutricionista da PROTESTE. A associação testou lotes de 15 marcas do produto em laboratório, analisando diversos parâmetros, como presença de materiais pesados e bactérias, além da conformidade dos rótulos. A conclusão foi de que a versão integral do suco de uva é saudável. 

Fernanda detalha os benefícios do consumo do suco de uva para a saúde, confira!

Saúde cardiovascular

Alguns estudos demonstram o efeito protetor dos polifenóis da uva contra doenças cardiovasculares e inflamações. Embora o mecanismo primário dos polifenóis da uva pareça ser o de reduzir as gorduras ruins no sangue (LDL- colesterol), por meio de sua propriedade antioxidante, os compostos também diminuem a coagulação do sangue, melhoram os ritmos cardíacos anormais e ajudam a reduzir o estreitamento dos vasos sanguíneos.comendo uvaPara as mulheres, o benefício parece ser ainda maior. Um estudo do Journal of Nutrition (de 2005), que analisou pacientes na pré e pós-menopausa, mostrou que os triglicerídeos no sangue resduziram 15% naquelas mulheres que se encontravam na pré-menopausa e 6%, no grupo pós-menopausa.

Retardo do envelhecimento precoce e seus efeitos no cérebro 

O resveratrol presente no suco da uva age no organismo reparando as células e combatendo os radicais livres. Isso retarda o envelhecimento celular, além de proteger o cérebro, prevenindo doenças como Parkinson. Os antioxidantes também melhoraram a percepção, a atenção, o raciocínio, o aprendizado e a cognição.

Antidepressivo natural

Não só de polifenóis vive o suco de uva. Você sabia que, por conta da sua elevada concentração de vitaminas, o suco de uva integral ajuda a melhorar também as alterações de humor? De acordo com Fernanda, isso ocorre em função da alta concentração de vitaminas do complexo B, que agem diretamente no sistema nervoso. 

Quer saber como escolher um produto de qualidade, com o melhor custo-benefício? A PROTESTE te ajuda!

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt