Espaguetes: consumidor pode confiar nas principais marcas

Espaguetes: consumidor pode confiar nas principais marcas

PROTESTE testou lotes de 16 marcas de espaguete disponíveis no mercado; consumidor pode confiar na qualidade e encontrar opções com preços bem acessíveis.

Lotes de 16 marcas de espaguetes encontrados no mercado – oito de sêmola e oito de sêmola com ovos – foram testados pela PROTESTE. As análises foram realizadas por laboratório devidamente credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A metodologia seguiu as legislações aplicáveis a esse tipo de produto e as marcas melhor posicionadas, na categoria sêmola com ovos foram Petybom (melhor do teste) e Knorr (escolha certa). Quanto aos produtos apenas de sêmola,  os melhores do teste foram os das marcas Vitarella e Galo, e a escolha certa ficou para a Vitarella.

Foram avaliados os seguintes parâmetros: rotulagem, microbiologia, macro e microscopia, micotoxinas (substâncias tóxicas ao organismo produzidas por fungos), metais pesados e análise sensorial. 

Nos testes com as marcas de macarrão, foram encontrados apenas alguns problemas pontuais nos rótulos, como a ausência da frase “Imagem meramente ilustrativa” (lote da marca Renata de sêmola com ovos), conforme recomendado pela Lei nº 8.078/1990, Art. 37”. “Também observamos que os lotes da Adria (sêmola e sêmola com ovos) trazem um símbolo no painel com a declaração “Feito com ingredientes selecionados”, o que pode levar o consumidor a pensar que se trata de uma possível certificação e/ ou que outras marcas não são feitas com ingredientes selecionados”, alerta Fernanda Taveira, especialista PROTESTE.

Confira os detalhes do teste

Nos testes realizados com massas espaguetes, todos os produtos se mostraram livres de micotoxinas. Além disso, não apresentaram metais pesados, como arsênio, cádmio e chumbo. Também não foram encontrados micro-organismos, como Bacillus cereus, Escherichia coli, Salmonella spp e Estafilococos coagulasse positiva, que podem deteriorar o alimento e causar dor abdominal, diarreia, náuseas e vômitos, entre outros. Os lotes estavam livres ainda de sujidades, como fragmentos de insetos, ácaros mortos e pelos de roedores. Assim,  não representam risco à saúde.espagueteApós o preparo dos alimentos, mais de 50 consumidores analisaram a consistência, cor, sabor e aroma dos espaguetes através do teste de aceitação, utilizando escala de sete pontos, com variação de 1 (“desgostei muito”) a 7 (“gostei muito”). Ainda que todas as marcas tenham sido bem avaliadas na análise sensorial, foram identificadas diferenças quanto à aceitação. 

Dos lotes de massa de sêmola, a Vitarella destacou-se e ficou entre “gostei muito” e “gostei regularmente”. Em seguida, vieram as marcas Galo, Santa Amália, Aldente, Knorr e Basilar. Os produtos da Adria e Isabela foram avaliados como “gostei pouco”).

Quanto aos lotes de massa de sêmola com ovos, a marca Petybon foi a que teve melhor avaliação neste critério, pontuada entre “gostei regularmente” e “gostei pouco”. Na sequência, as outras sete marcas (Knorr e Adria, Dona Benta, Piraquê, Barilla e Renata e, por último, Santa Amália) foram avaliadas como “não gostei, nem desgostei”.

Quer escolher uma marca de espaguete com o melhor custo-benefício? Conte com a ajuda da PROTESTE!

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt