Farmácias on-line: confira a avaliação da PROTESTE

Farmácias on-line: confira a avaliação da PROTESTE

Assim como outros serviços de e-commerce, o varejo farmacêutico também cresceu com a pandemia; veja os detalhes do teste feito pela PROTESTE.

Para avaliar a eficiência das farmácias on-line, a PROTESTE analisou nove lojas que realizam entregas, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com a análise de todos os quesitos, a farmácia considerada melhor do teste foi a Droga Raia. 

“Constatamos que o serviço funciona, apesar de duas redes apresentarem uma falha grave: não recolheram as receitas de medicamentos restritos”, afirmou Daniel Barros, especialista da PROTESTE. Segundo ele, em dois processos de compra, das redes Drogasil e Onofre, as receitas não foram recolhidas. “A retenção do documento é obrigatória segundo a Anvisa. Caso contrário, a falha permite que o consumidor compre o mesmo medicamento em outro estabelecimento”, avisa Daniel

O especialista destacou que não foram encontrados problemas relacionados à entrega nem ao acondicionamento dos produtos. “Isso mostra respeito ao consumidor que fica em casa esperando por um remédio, ainda mais no meio de uma pandemia”, completa. 

Acompanhe os detalhes do teste

Para a avaliação das farmácias on-line, foi definida uma lista dos medicamentos mais solicitados pelos consumidores, de acordo com a pesquisa da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), de 2019. Além da retenção da receita de medicamentos que exigem prescrição médica, outros quesitos foram analisados. 

Privacidade

Um deles foi a política de privacidade da rede. Como hoje há mais atenção a esse requisito, oito das nove empresas a apresentaram. Apenas o site da Pague Menos não direciona o usuário para a página correta sobre o assunto, mas sim à central de atendimento. 

Meios de pagamento

Quanto às formas de pagamento, o nosso teste constatou que estes serviços ainda não disponibilizam uma boa variedade de canais digitais, tais como Ame, PicPay e Meliuz. A Panvel, Pague Menos, São Paulo e Pacheco oferecem quatro ou mais formas – cartão de crédito, boleto, transferência, dinheiro, débito e cartão virtual, entre outras –, dão a possibilidade de pagar em dinheiro na entrega e apresentam políticas de segurança. Por outro lado, a Farmácia Indiana tem apenas duas formas de pagamento (boleto e cartão de crédito), é a única sem aplicativo e não dá a alternativa de pagar em casa.

No processo de compra, a Panvel se destacou por apresentar sistema de duplo clique, que protege o consumidor de fazer compras involuntárias. Em relação à confirmação de compra, o resumo dos medicamentos da Farmácia Indiana não foi enviado por e-mail, apenas o pedido já faturado no dia seguinte. 

farmacia entrega
Entregas e informação no site

Já com relação às condições do serviço, foram avaliadas as informações nos sites: valor e quantidade mínimos, descrição completa, dias e horários para entrega e preço total. As farmácias mostraram resultados muito bons em quase todos os itens. Apenas Pague Menos, Pacheco, São Paulo, Panvel e Indiana não apresentaram bulas dos produtos nos sites.

No quesito entregas, foram avaliados o acompanhamento da mercadoria (informes de mudança de status, desde o pedido até o recebimento da compra) e o cumprimento de prazos. Todas as farmácias entregaram dentro do prazo previsto, e Droga Raia, Araujo, Onofre e Drogasil se destacaram no processo de acompanhamento da compra. 

Informações legais

Ainda com base nos sites, as informações legais foram verificadas. A maioria das lojas foi bem avaliada, com exceção da Pague Menos, que ficou com nota ruim no critério por não mostrar a política de privacidade. A Drogaria Araujo, por sua vez, não trouxe dados sobre entregas, fretes e reembolso. “O ideal é que o site tenha um item com as informações completas sobre termos e condições de compras”, orienta o especialista.

Facilidade de uso do site

Quanto à usabilidade, todos os sites das farmácias on-line são adaptados para serem visualizados em todos os tipos de dispositivos, já que muitos consumidores compram ou pesquisam em seus smartphones. As redes Onofre, Drogasil e Raia apresentaram a melhor usabilidade. “Entre os parâmetros estabelecidos pela PROTESTE, a organização do site facilita a vida do consumidor e a descrição dos produtos é excelente”, afirma Daniel.

Nossos testes ajudam os consumidores a tomarem as melhores decisões de compra. Mas, se tiver problemas, não deixe de reclamar! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt