Saúde mental na quarentena: que tal testar o atendimento psicológico on-line?

Saúde mental na quarentena: que tal testar o atendimento psicológico on-line?

A pandemia impôs novos desafios a todas as pessoas; para lidar com as novas demandas, medos, insegurança e outros conflitos, o atendimento psicológico on-line pode ser uma solução!

Durante a pandemia, muita coisa mudou na vida de todos nós. Distanciamento social, falta de convívio com amigos e familiares, home-office e todas as suas demandas (como a necessidade de conciliar tarefas domésticas e profissionais), aulas on-line, compras via e-commerce e maior necessidade de higienização, entre outros aspectos, transformaram a vida e o dia a dia das pessoas. 

Isso, claro, sem comentar casos críticos de profissionais que perderam os seus empregos ou de empresários que precisaram interromper a sua atividade em função da pandemia, mas continuam tendo seus custos fixos (com aluguel do ponto comercial, folha de pagamento, tributos, entre outros) e precisam lidar com questões que são especialmente difíceis, como a necessidade de dispensa de funcionários. 

Quer ajuda e orientação nesse momento delicado? Conheça os benefícios da parceria com a E-Pharma!

Outros sentimentos, como insegurança em relação ao futuro, necessidade de proteger a família e decisões como interromper ou não as atividades do negócio geram estresse, angústia e ansiedade, o que compromete a sua saúde mental. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, inclusive, um alerta sobre os impactos mentais da pandemia, destacando que o medo do contágio e a queda da renda causam sofrimento psicológico, que pode levar ao desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão. 

Psicoterapia promove o autoconhecimento

“Tudo isso afeta de forma muito intensa o emocional das pessoas”, disse a psicóloga clínica Patricia Gugliotta Jacobucci, mestre em Saúde Mental pela Unicamp e docente universitária. Segundo ela, esse é um período que tem desencadeado muita ansiedade. “Pessoas que já enfrentavam esse problema, com maior tendência a ter depressão, podem ter os sintomas agravados”, alertou. 

“No entanto, um certo grau de ansiedade é necessário, pois acaba servindo como alerta, que impulsiona as pessoas a seguirem em frente e agirem em situações difíceis”, ponderou. Segundo a especialista, esse é um momento de reflexão. “Não é hora de tomar nenhuma reação impulsiva, é preciso se acalmar, se tranquilizar e pensar que tudo isso vai passar”, disse. 

Uma estratégia para ajudar a lidar melhor com os sentimentos nesse momento tão delicado é a psicoterapia, que promove maior autoconhecimento e ajuda na compreensão de sentimentos conflitantes.

Confira algumas opções de atendimento psicológico on-line

Mas, durante o isolamento social, muita gente se viu sem alternativa para ter esse apoio profissional. Assim, o atendimento psicológico on-line se mostrou uma saída que pode ser uma boa opção, mesmo com o retorno do convívio entre as pessoas. 

Para os associados à PROTESTE, a parceria com a E-Pharma oferece um atendimento primário e direcionamento, de forma gratuita. Por meio da aplicação de questionário, o serviço identifica o nível de estresse do usuário e fornece orientações para manter o equilíbrio. Esse atendimento está disponível em todo o país e não tem limite de utilização. 

“É um importante momento para buscar ajuda e melhorar a saúde mental, e os serviços oferecidos pela PROTESTE proporcionam acesso de forma mais rápida e mais barata”, disse Pryscilla Casagrande, coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE.

Caso seja necessário atendimento específico, o Clube de Benefícios da PROTESTE oferece duas opções, com custo bem menor do que uma consulta presencial. No instituto InTCC, por exemplo, os descontos para associados PROTESTE chegam a 33%. Os atendimentos em psiquiatria e psicoterapia individual são oferecidos a adultos, crianças e adolescentes, e também a casais e famílias.

Outra parceria interessante com a PROTESTE é o OrienteMe, uma proposta de psicoterapia totalmente on-line. Por meio de conversas pelo celular (mensagens de texto, áudio e vídeo), é possível ter atendimento psicológico sempre que quiser, com respostas do profissional até duas vezes ao dia. Há diferentes pacotes à disposição, todos eles com 15% de desconto para quem usar o Clube de Benefícios.

Vai pedir entrega de algum medicamento na farmácia?

Conheça o cartão e-Pharma e ganhe descontos.

QUERO BENEFÍCIOS arrow_right_alt