Zinco: vale a pena suplementar para melhorar a imunidade?

Zinco: vale a pena suplementar para melhorar a imunidade?

O mineral proporciona vários benefícios para a saúde e melhora a imunidade; porém, não se sabe se protege contra o coronavírus.

Desde o início da pandemia, muitas pessoas têm suplementado zinco, com o intuito de aumentar a imunidade e supostamente afastar o risco de contrair a Covid-19. Porém, embora o zinco seja fundamental para a defesa imunológica, não existem evidências científicas que comprovem a proteção contra o coronavírus. 

“O zinco está presente em diversos alimentos. Através do consumo deles, é possível alcançar a recomendação diária desse mineral, sendo desnecessária a suplementação. A suplementação só é orientada quando o consumo estiver abaixo da recomendação, associada a sinais e sintomas bem como parâmetros bioquímicos que indiquem a deficiência”, explica Fernanda Taveira, nutricionista da PROTESTE. 

Confira os benefícios do zinco

O fortalecimento do sistema imunológico, de fato, é o benefício mais conhecido do mineral. Existem estudos que mostram que a ingestão diária de zinco pode reduzir em mais de 30% as chances de gripe comum, por exemplo. Outras pesquisas afirmam que a suplementação reduz o risco de infecções e promove resposta imune em indivíduos de idade mais avançada. 

“O zinco possui outros inúmeros benefício, sendo importante para o retardo do envelhecimento precoce, para bom funcionamento do sistema nervoso,  fortalecimento do sistema imunológico e essencial para o desenvolvimento fetal e infantil”, destaca Fernanda.

Conheça 9 alimentos fonte de zinco

  1. Carne vermelha
  2. Ovos
  3. Shiitake
  4. Coxa de frango
  5. Semente de abóbora
  6. Gergelim
  7. Camarão
  8. Lentilha
  9. Feijão

Um dos principais alimentos presentes à mesa dos brasileiros, o feijão, é uma fonte preciosa do mineral. A PROTESTE analisou recentemente o seu teor em lotes de marca de feijão preto disponíveis no mercado e verificou que em média, o feijão preto possui  3,78mg de zinco em 100 gramas de feijão preto cru.

Confira os detalhes do nosso teste e os outros nutrientes que encontramos no feijão. 

A recomendação diária do mineral é de 8mg para mulheres e 11mg para homens acima de 19 anos. 

 

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt