Alerta: Lote do Ketchup da marca HEINZ é retirado dos mercados

Alerta: Lote do Ketchup da marca HEINZ é retirado dos mercados

Produto pode oferecer risco à saúde do consumidor, e Anvisa proibe a sua comercialização, distribuição e uso.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga a retirada de um lote do produto Tomato Ketchup, da empresa Heinz Brasil S.A., dos pontos de vendas e distribuidores. A coleta do item foi determinada pela Resolução RE Nº 1.674, no último dia 22 de abril. A marca deverá interromper a comercialização, a distribuição e o uso diante da constatação do risco de agravo à saúde do consumidor.

A motivação pelo recolhimento ocorreu após identificação de alterações nas embalagens do lote 16 com data de validade: 07/2021. A confirmação se deu por um laudo de analise emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (Lacen-MG). O lote da Heinz Brasil S.A avaliado apresentou embalagens estufadas (inchadas) após período de incubação, contrariando os métodos relacionados à determinação de esterilidade comercial.

Para segurança

A esterilização comercial é um processamento térmico onde os alimentos são submetidos a temperaturas acima de 100oC. O procedimento leva à destruição de microorganismos causadores de doenças ou, ainda, que necessariamente não causam doenças mas deterioram o produto. “Quando se identifica esse tipo de alteração na embalagem do produto significa que esse tratamento não foi eficiente e a mercadoria pode estar contaminada”, alerta a especialista da Proteste Soraya Margem.

De acordo com Soraya, outros fatores podem levar ao estufamento das embalagens, como ingredientes ou embalagens de baixa qualidade, microrganismos mais resistentes e até condições de estocagem. Mas de qualquer forma, sempre que o consumidor perceber qualquer diferença ou deformidade nas embalagens, seja lata, garrafinha, sachê ou qualquer outra, a especialista aconselha: “Não consuma o produto, ele pode oferecer risco à sua saúde. Além disso, colabore acionando imediatamente a empresa.”