Tomate retarda envelhecimento e pode inibir o câncer

Tomate retarda envelhecimento e pode inibir o câncer

Encontrado em diferentes tipos e tamanho, além de fundamental para a culinária, o tomate protege contra doenças cardiovasculares e câncer

Uma rica fonte de substâncias antioxidantes, além de um ingrediente fundamental para a culinária brasileira. O tomate é um dos alimentos mais presentes na culinária brasileira e traz inúmeros benefícios à saúde.

Encontrado em diferentes tipos e tamanho, o tomate é um item fundamental para saladas, molhos, sopas e muitos outros pratos. Para se ter uma ideia, a estimativa é que no Brasil, há cerca de 50 variedades cultivadas.

Quais os benefícios do tomate para a saúde?

Porém, o tomate é mais do que apenas um alimento saboroso e versátil. Ele desempenha um importante papel para a saúde: protege contra doenças cardiovasculares e câncer.

Isso acontece porque o fruto é rico em substâncias antioxidantes, como vitaminas E e C e, principalmente, licopeno. Este último, é um betacaroteno responsável pela cor avermelhada dos tomates e por funções como o combate aos radicais livres.

Além disso, é capaz de retardar o envelhecimento e inibir o desenvolvimento do câncer de mama, de pulmão, colorretal e, em especial, o de próstata. Estudos também já comprovaram que o consumo regular do tomate ajuda a reduzir depósitos de placas de gorduras nas artérias e doenças cardiovasculares.

Qual a melhor forma de consumir?

Para aproveitar ainda mais esses benefícios, a Proteste dá a dica: o ideal é comer o tomate cozido. Dessa forma, é possível aproveitar melhor o licopeno, pois o processamento térmico é determinante para o aumento do potencial antioxidante. É por isso que produtos derivados do fruto (molhos, extratos, entre outros) apresentam teor mais elevado do licopeno, já que a temperatura o torna mais disponível.

Eles também dão algumas orientações para que os frutos não percam a qualidade e nem o sabor. Uma delas é manusear os tomates com muito cuidado após a compra, para não acabar machucando-os. Esses danos aceleram o processo de degradação do produto, diminuindo a sua vida útil e a qualidade.

Tomate cozido

Além disso, é recomendado deixar para pegar os tomates por último. Dessa forma, acabamos manuseando menos estes itens durante as compras e o tempo de contato deles com produtos que estão no carrinho e que podem comprimi-los é reduzido consideravelmente.

+Leia também:
– Frutas da estação: invista nas receitas com lichia
– Como escolher e armazenar frutas de forma saudável

Também é importante lembrar de guardar as frutas e hortaliças em posição adequada para que não recebam peso sobre elas. Após a compra, o armazenamento do tomate dependerá de seu nível de amadurecimento.

Os tomates maduros devem ser armazenados na geladeira, de cabeça para baixo. Já os tomates verdes, em temperatura ambiente. Assim eles amadurecem mais rapidamente. Outra dica é utilizar os tomates maduros para preparar molho de tomate caseiro em grande quantidade.