Chá verde: como fazer e benefícios para saúde

Chá verde: como fazer e benefícios para saúde

O chá verde é proveniente de uma planta versátil chamada Camellia sinensis e possui sabor amargo. Conheça seus benefícios e descubra por que essa bebida é uma aliada da saúde.

Apesar de ser uma bebida bastante popular, o chá verde ainda gera muitas dúvidas na cabeça das pessoas. Ajuda a emagrecer? Qualquer um pode tomar? Existe um limite na quantidade que posso ingerir por dia? Para aproveitar os benefícios, tem que ser o natural ou o de sachê é uma boa opção?

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Neste artigo, vamos explicar todas essas questões e contar tudo o que você precisa saber sobre o chá verde. Inclusive, vamos apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pela PROTESTE, que comparou as principais marcas de chá verde disponíveis no mercado brasileiro. Veja se a bebida que você consome está na lista dos produtos testados.

Vamos conferir?

O que é chá verde?

O chá verde é uma bebida de sabor amargo, proveniente de uma planta versátil chamada Camellia sinensis, arbusto de pequeno porte e origem asiática. O chá é feito a partir das folhas frescas da planta, que são vaporizadas para prevenir a fermentação e garantir a preservação de todos os seus compostos bioativos.

Quem bebe não faz ideia disso, mas a época do ano em que as folhas são colhidas faz toda a diferença para o chá que vai para a sua xícara. Os melhores tipos de chá verde são os dos brotos tenros e das folhas colhidas no início da primavera. Os brotos são ricos em nutrientes e óleos vindos das raízes após um período de dormência no inverno. 

Vale dizer que inúmeros outros tipos de chá também são provenientes da Camellia sinensis, como o chá preto, o chá amarelo e o chá Oolong. O que diferencia um chá do outro, visto que a matéria-prima deles é a mesma, é a origem das folhas e o processo de preparação.

Quais são os benefícios do chá verde?

Diferentemente do que muita gente pensa, emagrecer não é o único benefício proporcionado pelo chá verde — e nós vamos falar mais sobre isso ao longo do artigo, inclusive. De sabor amargo e cor única, a bebida é composta por bioativos com ações antioxidantes, que promovem diversos benefícios para nosso organismo.

Estudos comprovam, por exemplo, que o chá verde é capaz de inibir a oxidação do chamado colesterol ruim, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, os compostos presentes na bebida também possuem ações termogênicas, anti-inflamatórias, hipoglicemiantes e anticancerígenas, podendo auxiliar no tratamento de doenças crônicas, inclusive, do câncer.

Outro benefício importante proporcionado pelo chá verde é a melhoria do desempenho físico, visto que a bebida demonstra um efeito ergogênico em praticantes de atividades físicas, devido à presença de cafeína em sua composição. E a melhora do desempenho não vem apenas na energia garantida pela cafeína, mas também na otimização da performance e do condicionamento físico.

Diversos pesquisadores estudam os benefícios do chá verde em outras frentes do nosso organismo, incluindo a inibição do envelhecimento precoce, o controle da glicose — o que faz a bebida ser uma ótima opção para diabéticos — e a saúde do intestino e dos ossos. Ou seja, é uma bebida completa, que faz muito bem para o nosso corpo.

Dica: Chá de camomila: benefícios e como fazer

Chá verde ajuda a emagrecer?

O chá verde tem, de fato, efeito termogênico e diversos estudos comprovam a contribuição da bebida em processos de emagrecimento. O que dizem os especialistas é que substâncias presentes no chá realmente contribuem para reduzir a gordura corporal e o peso corpóreo.

Mas, atenção: não há alimento ou bebida no mundo capaz de proporcionar, isoladamente, o efeito do emagrecimento. Ou seja, se você não mantiver uma alimentação saudável e uma rotina regular de atividades físicas, não vai ser o chá verde que vai fazer o peso na balança diminuir.

Quando falamos em um cenário de obesidade, a situação fica ainda mais complexa. O emagrecimento envolve vários fatores, que passam por controle da ansiedade, manutenção de uma boa rotina de sono, saúde intestinal e muitos outros aspectos. Isso significa que não é um chá que vai fazer o trabalho do emagrecimento sozinho.

Qual é a dose diária de chá verde recomendada?

Não é porque o chá verde faz bem à saúde que você pode sair por aí tomando a bebida deliberadamente. Na verdade, se ingerido em excesso, o chá verde pode provocar danos ao seu organismo, causando um efeito hepatotóxico e prejudicando o funcionamento do seu fígado.

Não há estudos conclusivos sobre a dose diária recomendada. Mas, em geral, especialistas recomendam que a ingestão da bebida não passe de quatro xícaras por dia. Não se esqueça que o chá verde possui cafeína em sua composição. Portanto, ingerir a bebida antes de dormir pode não ser uma boa ideia.

Qualquer pessoa pode consumir chá verde?

Não há contraindicações para o consumo de chá verde, o que significa que qualquer pessoa pode ingerir a bebida, desde que a quantidade seja moderada, claro.

Vale dizer que, pelos benefícios proporcionados pelo chá verde no organismo, o consumo da bebida é fortemente recomendado para grupos específicos de pessoas, como os hipertensos e os diabéticos. O chá também pode ser um grande aliado de quem já adota uma alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas visando o emagrecimento.

Não há comprovação científica de que o chá verde é contraindicado para gestantes. De toda forma, mulheres grávidas devem consultar o profissional de saúde que as acompanha antes de começar ou continuar consumindo chá verde.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Chá verde de sachê ou natural?

Basta você ir ao mercado para descobrir que o chá verde é comercializado em diferentes formas: folhas, sachês, cápsulas, pó enlatado e outros formatos. Antes que você pense que só o natural vale a pena ou que o formato tanto faz, a gente já quer te dizer que não é bem assim.

Na verdade, cada um desses tipos possui uma quantidade diferente de compostos bioativos benéficos para a saúde. É preciso ter atenção a isso para garantir que você não estará consumindo uma bebida que faz mais mal do que bem para o seu organismo.

A qualidade do chá verde de sachê

Sabendo que o sachê é uma das formas que as pessoas mais consomem o chá verde, a PROTESTE decidiu avaliar a qualidade de 8 marcas do produto disponíveis no mercado brasileiro. Foram avaliadas os produtos das marcas Chileno, Chinezinho, Dr. Oetker, Leão, Maratá, Real, Taeq e Twinings. Você consome algum deles?

O teste comparativo, realizado em 2021, foi realizado levando em conta os seguintes parâmetros:

  • Rotulagem;
  • Microbiologia;
  • Metais pesados;
  • Análise sensorial.

De forma geral, todos os produtos foram bem avaliados no teste, mas uma marca se destacou nos resultados, alcançando 94% na avaliação global. Para ter acesso ao resultado completo do teste, basta clicar aqui e tornar-se um associado da PROTESTE agora mesmo!

Dica: Kombucha: o que é, quais são seus benefícios e como fazer

Como preparar chá verde de sachê?

O preparo do chá verde de sachê é tão simples quanto o de qualquer outro chá. Basta colocar o saquinho na xícara e enchê-la com água fervente, deixando as duas substâncias (água e chá) interagirem por cerca de três minutos. Depois, é só adoçar a gosto e pronto!

É importante dizer que temperaturas muito elevadas podem degradar os compostos bioativos do chá verde. Por isso, o recomendado é não deixar a água ferver por muito tempo antes de levá-la para a xícara junto com o sachê.

Outra informação importante sobre o consumo de chá verde é que a bebida deve ser consumida logo após o preparo. Armazenar o chá, seja em temperatura ambiente, seja sob refrigeração, pode degradar compostos importantes, devido aos efeitos do ar e da luz.

Cuidado com o excesso de açúcar

O chá verde é conhecido por seu sabor amargo, por isso vale redobrar a atenção em relação ao excesso de açúcar. Pode ser que seja difícil consumir a bebida em sua forma natural. Mas, neste caso, o mais recomendado é optar pelo uso de adoçantes recomendados pelos profissionais de saúde.

Além de o açúcar, por si só, provocar efeitos maléficos para o organismo, diversos estudos comprovam que a adição exagerada de açúcar no chá verde pode camuflar a ação da bebida, cortando os efeitos dela no corpo. Sobre isso, inclusive, vale lembrar que o chá verde é uma bebida bastante recomendada para quem tem diabetes, o que comprova os impactos do açúcar nos efeitos causados pelo chá verde.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Quais são os chás feitos a partir da Camellia sinensis?

No início do artigo, dissemos que diversos outros tipos de chá também são provenientes da Camellia sinensis, lembra? Na prática, o que muda é a forma de preparo e a cor do produto final.

Confira abaixo quais são os outros tipos de chás feitos a partir da mesma planta que é matéria-prima do chá verde.

Chá branco

De todos os chás, o branco é o menos processado e considerado um dos mais saudáveis. Ele é feito de brotos tenros e pequenos galhos da Camellia, que, de tão suaves, possuem a penugem branca (pekoe). O chá apresenta uma ligeira oxidação natural ao longo do processo de murchamento e tem um processo de produção simples, que consiste apenas na secagem das folhas da planta.

Chá preto

Também conhecido como chá vermelho, o chá preto é totalmente fermentado e é bastante comercializado em saquinhos ou misturado no preparo em forma de blends. É produzido a partir de folhas frescas que são secas e esmagadas provocando um processo natural de oxidação. É por isso, inclusive, que o chá preto possui um sabor mais forte e adstringente.

Chá amarelo

É um chá mais caro e pouco exportado, por ser produzido em algumas áreas da China (Hunan e Sichuan). Ele possui esse nome por conta da cor das folhas, derivada do processo de empilhamento. A produção é bastante semelhante à do chá verde, mas conta com uma secagem mais lenta que, inclusive, é responsável pelo amarelamento das folhas.

Chá Oolong

Também conhecido como chá azul, o chá Oolong é produzido a partir das folhas maduras da Camellia sinensis. Elas são deixadas para murchar por algumas horas e, em seguida, são agitadas para que ocorra a liberação do aroma. Após esse processo, as folhas são submetidas ao calor, trituradas e expostas novamente ao calor ou tostadas. Assim como o chá verde, esse chá também possui ação antioxidante, que promove diversos benefícios à saúde.

Dica: Conheça as propriedades benéficas do alecrim

Fique por dentro de informações importantes para sua saúde

Se você gostou deste artigo, vai gostar de saber que a PROTESTE produz diversos conteúdos com informações importantes para te ajudar a manter uma vida saudável. Além do tema, a maior associação de consumidores da América Latina também fala sobre assuntos relacionados aos direitos do consumidor e à tecnologia. Para acompanhar os conteúdos, você pode fazer parte do nosso canal do Telegram ou baixar o App PROTESTE.

A associação, sem fins lucrativos, visa apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. Além dos conteúdos, os associados PROTESTE têm acesso aos testes comparativos (semelhantes ao do chá que apresentamos acima) e ao canal Reclame, para o consumidor registrar problemas que tenha tido com empresas de diferentes segmentos.

A PROTESTE também oferece intervenção extrajudicial e auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Para ter acesso a todos esses serviços e benefícios oferecidos pela associação, basta se associar à PROTESTE clicando aqui.

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ