Chuvas e ventanias podem atingir 16 estados nesta semana; saiba mais
Alguns países estão com alerta de “Perigo” ou “Perigo Potencial”
Nesta quinta-feira (13), três alertas de chuvas intensas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado abrange 16 estados e o Distrito Federal, correspondendo a baixa e média intensidade.
O alerta aponta “Perigo” para Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Distrito Federal. O Inmet também aconselha que as pessoas não procurem abrigo debaixo de árvores, por conta do risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, também é recomendado que os motoristas não estacionem próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Enquanto isso, há ainda o aviso de “Perigo Potencial” para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo, Tocantins e, novamente, o Distrito Federal.
A perspectiva do Inmet é de que os estados sejam atingidos por ventos intensos, mas com baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e corte da energia elétrica.
Recomendações em dias de chuvas
Por conta da mudança de clima, o ideal é seguir algumas recomendações para se manter seguro durante o período de instabilidade:
- Fique de olho na previsão do tempo: Acompanhar os alertas dos órgãos de meteorologia é importante para entender a situação do clima.
- Evite andar por áreas alagadas: Quando há chuva intensa nas regiões urbanas, tente não transitar por ruas e avenidas que alagam para evitar acidentes.
- Opte por lugares seguros: Caso esteja fora de casa durante tempestades, procure abrigo em locais seguros e evite ao máximo ficar em áreas abertas.
- Verifique sempre o clima antes de sair de casa: Quando for fazer alguma atividade fora de casa, tente planejá-las seguindo a previsão do tempo. No caso, isso vai ajudar a evitar exposição desnecessária a condições climáticas adversas.
As informações são do Jornal O Globo.