Como plantar batata-doce? Veja o passo a passo e dicas

Como plantar batata-doce? Veja o passo a passo e dicas

Cultive saúde e sabor com a batata-doce biofortificada

A batata-doce, já conhecida por seu sabor e valor nutritivo, agora se torna ainda mais especial com o lançamento das variedades biofortificadas pelo IAC e pela APTA. Ricas em vitamina A, ferro e iodo, essas batatas são perfeitas para quem busca uma alimentação completa e saudável.

Existem duas variedades dessa batata, a IAC 134 AL01 possui polpa alaranjada, rica em betacaroteno (vitamina A). Tem potencial produtivo de 35 toneladas por hectare e um teor de matéria seca de 25%. É ideal para culinária cozida ou assada, além de ser adequada para a produção de compotas e doces. Seu cultivo pode ser estendido por 120 a 150 dias na primavera/verão e 150 a 180 dias no outono/inverno

Enquanto a IAC Ametista apresenta uma polpa roxa, rica em antocianinas (antioxidante). Tem potencial produtivo de 30 toneladas por hectare e um teor de matéria seca de 30%. É boa para uso na culinária, produção de doces, farinhas processadas e para a indústria alimentícia. Mesmo que dependa da estação do ano, seu cultivo pode se estender por 120 a 150 dias na primavera/verão e 150 a 180 dias no outono/inverno.

Plantio:

Mudas: escolha mudas sadias, de acordo com a variedade desejada;
Clima: adaptação a diferentes climas, mas não tolera geadas;
Solo: boa drenagem, textura arenosa ou areno-argilosa, pH entre 4,5 e 7,7 (ideal entre 5,6 e 6,5);
Espaçamento: 40 cm entre plantas e 100 cm entre leiras (25 mil plantas/ha);
Plantio: em sulcos com espaçamento adequado, enterrando até 2/3 da muda.

As informações são do Globo Rural.

Giovana