Vitamina D: benefícios, alimentos, suplementação e excesso

Entenda o que é a vitamina D, os alimentos fontes do nutriente e como contribui para o funcionamento saudável do organismo.

Vitamina D: benefícios, alimentos, suplementação e excesso

Uma alimentação equilibrada é fundamental para oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, o que mantém a saúde e o bem-estar. Além disso, bons hábitos também ajudam na obtenção da qualidade de vida, como a ingestão de vitamina D.

Ela auxilia na prevenção de uma série de doenças e pode ser adquirida tanto pela exposição ao sol quanto por alimentos. Essa última forma é uma alternativa de conseguir a vitamina em locais que, em determinadas épocas do ano, não possuem a incidência de sol necessária.

A importância da vitamina D também foi destacada durante o período de quarentena, já que milhões de pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, com isso, menos expostas à luz solar. Porém, ela não é a única maneira de obter o nutriente, que também está em uma série de alimentos.

Em meio às preocupações sobre como conseguir vitamina D, também especula-se a necessidade de reposição via suplementos. Porém, essa prática deve ser adotada com cuidado e com expressa recomendação médica.

Entenda o que é a vitamina D, quais os tipos desse nutriente, as principais fontes alimentares, como ela contribui para o funcionamento do organismo e os cuidados relacionados ao consumo de suplementos da vitamina.

Banner canal Reclame

O que é vitamina D?

A vitamina D é um pró-hormônio devido a sua ação regulatória em diversas partes do corpo.

O fígado é o responsável pela metabolização da vitamina D, que depois é direcionada aos rins. A função mais conhecida é a saúde dos ossos e a regulação do cálcio no sangue, equilibrando a absorção e perda desse mineral, mas as funções vão muito além.

A vitamina D é dividida em D2 e D3. Apesar de possuírem diferenças em relação à origem, ambas proporcionam benefícios semelhantes ao corpo.

Vitamina D2

A vitamina D2 ou ergocalciferol está presente em diversos alimentos e pode ser adquirida através da alimentação.

Vitamina D3

A vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, também pode ser obtida pela alimentação e pela exposição solar, a partir da incidência dos raios ultravioleta.

Dica: Saiba os tipos de mel, seus benefícios e como escolher

Quais alimentos são fontes de vitamina D?

A vitamina D está presente em diversos alimentos, o que ajuda a manter uma dieta diversificada e rica neste nutriente. Conheça algumas fontes alimentares de vitamina D2 e D3, que podem ser boas alternativas, especialmente em regiões que possuem baixa exposição à luz solar. 

Peixes 

Peixes oleosos ou gordurosos, como o salmão, atum ou sardinha, são boas fontes de vitamina D, além de serem opções saudáveis de proteína para as refeições.

Leite e derivados

O leite integral e derivados enriquecidos, como queijo e iogurtes, também ajudam a obter vitamina D e cálcio. Eles podem ser consumidos diariamente.

Para escolher o leite em pó integral ideal para a sua alimentação, torne-se um associado da PROTESTE e acesse o teste comparativo com as principais marcas de leite em pó integral do mercado.

A análise avaliou os seguintes critérios das 6 principais marcas de leite em pó integral: rotulagem, veracidade das informações nutricionais, microbiologia, contaminantes, análises físico-químicas e sensoriais. 

O teste foi realizado com base nas informações fornecidas pela legislação, que orienta as características que o leite em pó integral precisa ter.

Cereais

Alguns cereais são enriquecidos com vitamina D e podem ser consumidos diariamente no café da manhã.

Ovo

Os benefícios do ovo estão relacionados à presença da vitamina D, e por isso é um alimento bastante consumido, seja cozido, mexido, em omeletes ou mesmo em receitas com o ingrediente.

Vejas as dicas da PROTESTE para escolher alimentos:

Qual é a importância do sol?

A exposição ao sol é uma das principais fontes de vitamina D3, a partir de uma reação fotoquímica com a incidência de raios ultravioletas tipo B (UVB). O colecalciferol depende de alguns fatores, como a produção cutânea, para a realização dos processos metabólicos necessários para a absorção satisfatória do pró-hormônio.

É importante lembrar que os raios UVB, em demasia, são nocivos à pele. Por isso, cuidado com a exposição excessiva ao sol. O uso do filtro solar não é recomendado durante esse período, já que dificulta a reação fotoquímica. Contudo, a recomendação é que a exposição dure de 15 a 20 min por dia

Pessoas com tons de pele mais escuros podem não ter bons resultados, já que a melanina pode dificultar a absorção da vitamina D3.

Dica: Ômega 3: quais são seus benefícios e como consumir

Benefícios da vitamina D

A vitamina D apresenta vários benefícios, tanto a versão de origem vegetal e animal quanto a adquirida pela exposição à luz solar. Conheça as principais vantagens com a absorção do nutriente.

Reduz o risco de diabetes e doenças metabólicas

A vitamina D ajuda a metabolizar carboidratos e no bom funcionamento do pâncreas, que é o órgão responsável pela produção de insulina. Isso, por sua vez, diminui os riscos de diabetes e só reforça como é importante ter bons hábitos alimentares para prevenir a doença.

Combate processos inflamatórios

A vitamina D também ajuda a reduzir processos inflamatórios no organismo, já que o nutriente tem relação com a síntese de antibióticos naturais celulares. Isso quer dizer que a vitamina colabora com a melhora dos sintomas de inflamação intestinal e asma brônquica, por exemplo.

Aumenta o fortalecimento dos ossos

Como a vitamina D colabora com a absorção de minerais como o cálcio, ferro e fósforo pelo intestino, que contribui para o crescimento e a reparação da saúde dos ossos.

Melhora o sistema imunológico

Outro benefício da vitamina D é a contribuição para o funcionamento do sistema imunológico, com a metabolização de diversas vitaminas

Essa característica colabora para o combate de doenças autoimunes, já que melhora o sistema de defesa do organismo.

Auxilia no controle da pressão arterial

A contribuição para processos metabólicos faz com que a vitamina D também ajude a controlar a pressão arterial, o que é importante tanto para evitar o aparecimento de pressão alta quanto para diminuir os riscos de pacientes diagnosticados com o problema.

A hipertensão arterial sistêmica exige acompanhamento próximo e, nessa situação, os medidores de pressão fazem muita diferença. A PROTESTE testou os principais modelos para você escolher a melhor opção de acordo com o custo-benefício.

Nossos especialistas testaram 11 modelos de medidores de pressão digitais a partir dos seguintes critérios: legislação, segurança, usabilidade dos equipamentos e confiabilidade dos resultados.

As análises foram feitas em laboratórios credenciados Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Guia do consumidor

Sintomas da falta de vitamina D

A falta de vitamina D está relacionada com uma série de problemas de saúde, como:

  • Artrite reumatóide: inflamação que causa dor nos músculos e ossos;
  • Esclerose múltipla: doença autoimune que afeta o sistema nervoso central e o sistema imunológico;
  • Diabetes Melito Tipo I: prejudica a produção de insulina pelo pâncreas.

Atenção ao excesso de vitamina D

Ao mesmo tempo que a vitamina D é um importante nutriente para a saúde, é necessário tomar cuidados com o excesso da vitamina, principalmente no caso de determinadas patologias. Isso porque consumir essa vitamina em excesso pode causar problemas como:

  • Falência renal, pois o nutriente aumenta a capacidade do organismo absorver cálcio e isso provoca a calcificação dos rins;
  • Problemas cognitivos, como confusão mental e falta de concentração;
  • Sonolência e fraqueza;
  • Dores abdominais;
  • Pedra nos rins.

A suplementação de vitamina D é necessária?

É importante tomar cuidado com a suplementação de vitamina D, que é necessária apenas em casos nos quais a exposição ao sol e o consumo de alimentos com o nutriente estejam restritos.

Além disso, a dosagem deve ser ministrada por profissionais qualificados, que avaliam fatores como idade, peso, saúde, exposição solar e hábitos. Dessa maneira, a automedicação não é indicada e a suplementação de vitamina D só deve ocorrer com indicação de um médico.

Dica: Saiba se a airfryer faz mal para a saúde

Conheça mais sobre a PROTESTE

A vitamina D é um importante nutriente que beneficia o sistema imunológico e a absorção de minerais por parte do organismo, como cálcio, ferro e fósforo. A exposição à luz solar é uma das principais fontes da vitamina, que também pode ser encontrada em determinados alimentos, como ovo e peixes gordurosos.

Entender como ter uma alimentação mais equilibrada e como adotar hábitos de vida saudáveis ajuda a manter a saúde e o bem-estar. Esse tipo de informação faz a diferença na qualidade de vida e você encontra diversas dicas e conteúdos sobre o tema no blog MinhaSaúde.

A PROTESTE também produz conteúdos sobre direitos do consumidor (SeuDireito) e tecnologia (ConectaJá).

A maior associação de consumidores da América Latina também realiza testes comparativos de diversos produtos e serviços. Nossos especialistas avaliam a qualidade dos itens selecionados para ajudar você na tomada de decisão na hora da compra.

Diante de qualquer problema de relacionamento com fornecedores de produtos e serviços, utilize a plataforma Reclame e envie sua reclamação. A sua solicitação é enviada para a empresa e a resposta chega na própria plataforma. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Guia PROTESTE para o Consumidor - informações práticas sobre seus direitos na quarentena

LEIA AGORA GRATUITAMENTE arrow_right_alt