Dia do Câncer: conscientização e estratégias são medidas urgentes

Dia do Câncer: conscientização e estratégias são medidas urgentes

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano; dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos

O câncer é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e sua incidência cresceu 20% na última década. Com o objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, o dia 4 de fevereiro é marcado como o Dia Mundial do Câncer. A data faz 20 anos em 2020, e é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Instituto Nacional d0 Câncer (Inca), atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. “A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano”, destaca o órgão.

Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Mas a Organização Mundial da Saúde tem como meta reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025. Por isso, o Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, e levar questões atuais sobre a doença à população em geral.

Conheça nosso Serviço Saúde, consultas e exames a um preço acessível.

Uma em cada seis mortes no Brasil são em decorrência de câncer

Segundo o Observatório de Oncologia, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença no Brasil. Os dois tipos de câncer mais frequentes no País são os de próstata em homens, com mais de 68 mil casos, e de câncer de mama nas mulheres, com cerca de 60 mil incidentes. Os outros dez tipos mais incidentes são: cólon e reto (intestino); estômago; cavidade oral; leucemias; pulmão; colo do útero; sistema nervoso central e esôfago.

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer, causando 22% de mortes no mundo por conta da doença. Outro fator de risco são a alimentação baseada em produtos ultraprocessados, que contêm altos índices de gorduras, sódio e açúcar. Também fazem parte da lista o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo.

Portanto, a principal forma de prevenir a doença é evitando os fatores de risco, além de estar sempre de olho para detectar o mais cedo possível, e, se for o caso, tratar de forma adequada. Veja algumas dicas do Inca para prevenir o câncer relacionadas com alimentação e consumo:

1. Não fume

Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

2. Mantenha o peso corporal adequado

Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. Para isso, é fundamental manter uma alimentação saudável e evitar alimentos ultraprocessados, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru, que podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) também podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.

Por isso, opte por uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, feijões e outros grãos, sementes, castanhas a base da alimentação. A atividade física também contribui para se proteger contra o câncer, além de contribuir para a manutenção do peso corporal saudável.

3. Amamentação

O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama.

4. Preventivo 

As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado.

5. Vacinas 

A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV. Outra vacina importante é contra a hepatite B, cujo vírus pode ocasionar em câncer de fígado. O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do País a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.

6. Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

7. Cuidado com o sol

O excesso de sol também é uma das principais caudas do câncer. Desse modo, use sempre protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

8. Evite exposição a agentes cancerígenos

Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável. Por isso, é necessário o comprometimento de todos os envolvidos nos diversos processos de trabalho, visando a elaboração de planos para evitar o adoecimento dos trabalhadores. Também é fundamental a implementação de leis que obriguem e fiscalizem a substituição dos agentes causadores câncer no trabalho por outros mais saudáveis.

Fundação do Câncer

Na batalha contra a doença, algumas organizações fazem a diferença. Uma delas é a Fundação do Câncer, uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1991, que capta recursos e investe em prevenção, diagnóstico precoce, assistência, programas e projetos relacionados a transplante de medula óssea e sangue de cordão umbilical, cuidados paliativos e pesquisa.

Apoia o Inca e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer e presta consultoria para estados e municípios do país para melhoria de processos no tratamento de câncer. Por meio da Fundação é possível realizar doações e participar de ações. Veja como participar e faça sua parte