Dia Mundial do Diabetes: Orientações atualizadas sobre prevenção e tratamento

Dia Mundial do Diabetes: Orientações atualizadas sobre prevenção e tratamento

A detecção precoce da doença, aliada à adoção de um estilo de vida saudável, é essencial para evitar o agravamento da diabetes. Saiba mais!

Você sabia que Novembro também é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes? Para entender tudo sobre essa doença, obter dados atualizados e conferir dicas para contribuir com a conscientização de todos, confira nosso artigo completo sobre o assunto!

Em Novembro, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, uma data dedicada à conscientização e prevenção dessa doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

A seguir, destacamos todos esses pontos para te ajudar a entender tudo sobre a diabetes e saber como cuidar da sua saúde. Além disso, listamos algumas ideias para que indivíduos e organizações contribuam com a campanha do Dia Mundial do Diabetes e aumentem o alcance dessas informações.

Junte-se a nós nessa jornada em busca da conscientização e cuidado com nossa saúde!

Diabetes no Brasil: Entenda a doença

A diabetes é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo utiliza a glicose, um açúcar presente no sangue. No Brasil, a palavra pode ser utilizada tanto no feminino “a diabetes” como no masculino “o diabetes”, opção que tem se popularizado nos últimos tempos.

Existem diferentes tipos de diabetes, sendo os mais comuns a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. O primeiro ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente. Já no caso do tipo 2, o mais frequente, o corpo não utiliza adequadamente a insulina que produz. Além disso, a diabetes gestacional merece especial atenção, já que costuma ser muito comum e oferece riscos consideráveis para o feto e a gestante. Em todos os casos, a prevenção e tratamentos adequados é fundamental.

Essa é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados de 2021 da Federação Internacional de Diabetes, estima-se que neste ano havia cerca de 537 milhões de adultos vivendo com diabetes. Isso representa aproximadamente 9,3% da população mundial.

No Brasil, a situação também é preocupante: de acordo com a Federação, são mais de 15 milhões de brasileiros diagnosticados com a doença. Além disso, estima-se que existam ainda muitos casos não diagnosticados, o que aumenta ainda mais a relevância do Dia Nacional do Diabetes.

Quer saber mais sobre a diabetes? Confira a Cartilha do Ministério da Saúde sobre a doença!

Quando é o Dia Mundial do Diabetes?

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado no dia 14 de Novembro. Essa data comemorativa foi criada pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde. Foi uma forma encontrada para ampliar nosso conhecimento acerca desta condição tão prevalente nos dias atuais.

A escolha dessa data se deu em homenagem ao médico canadense Frederick Banting, que, juntamente com o cientista Charles Best, descobriu a insulina em 1921. Dessa forma, os dois revolucionaram o tratamento da doença. Desde então, o Dia Mundial do Diabetes é marcado por campanhas de prevenção, palestras educativas, exames gratuitos e outras atividades para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do controle da doença.

Já no Brasil, há também o Dia Nacional do Diabetes, celebrado no dia 26 de Junho. Essa é outra oportunidade de disseminar conhecimento e garantir que os brasileiros conheçam os principais fatores de risco, sintomas e prevenção primária da doença.

Por que a campanha do Dia Mundial do Diabetes é importante?

Não é à toa que o Dia Mundial do Diabetes é amplamente divulgado e celebrado. Causada pela ausência ou resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo aproveitamento da glicose pelo corpo humano), a diabetes pode ser uma doença silenciosa. Isso acontece pois seus sintomas costumam ser confundidos com outros problemas de saúde.

A importância do Dia Mundial do Diabetes está justamente em oferecer informações atualizadas sobre como prevenir e tratar a doença. Além disso, este dia dá destaque à necessidade de fazer exames preventivos e adotar um estilo de vida saudável para evitar complicações.

Prevenção da diabetes e melhoria da qualidade de vida

Explorar os principais sinais e sintomas relacionados à diabetes é o primeiro passo para diminuir os riscos de desenvolver a doença, e um dos principais objetivos do Dia Mundial do Diabetes. Tais cuidados também têm o potencial de reduzir complicações de quem já tem diabetes.

Sabemos que a adoção de hábitos saudáveis é crucial para reduzir as chances de desenvolver essa condição. Mas o cuidado deve ir além! Para prevenir o desenvolvimento da doença, é essencial:

  • Monitorar regularmente os níveis de glicemia.
  • Manutenção de uma dieta balanceada.
  • Praticar exercícios físicos regularmente.
  • Beber bastante líquido.

Pessoas que já sofrem com a doença devem seguir os mesmos cuidados. No entanto, é preciso ter ainda mais atenção na alimentação. Outras medidas também podem ajudar:

Informe-se: Dicas de um Endocrinologista para uma alimentação balanceada para o controle da diabetes.

Fique alerta: Principais sintomas da diabetes

Além da prevenção, as campanhas do Dia Mundial do Diabetes também ajudam a informar a população sobre os sintomas mais frequentes da doença. São eles:

  • sede excessiva;
  • rápida perda de peso;
  • fome exagerada;
  • cansaço;
  • vontade frequente de urinar;
  • má cicatrização;
  • visão embaçada;
  • falta de concentração;
  • vômitos e dores estomacais.

Além disso, algumas condições de saúde pré-existentes podem agravar o caso ou aumentar as chances de desenvolver a doença. É o caso da hipertensão aliada à diabetes, que juntas acabam oferecendo ainda mais riscos. Ao perceber tais sintomas, é importante buscar orientação médica e nutricional para o controle da diabetes.

Fique por dentro: Confira o artigo completo sobre Diabetes: mitos e verdades sobre a alimentação ou assista o vídeo abaixo e se informe em 1 minuto!

Como contribuir para a conscientização no Dia Mundial do Diabetes?

O primeiro passo para promover a conscientização e prevenção é compreender a diabetes e os riscos envolvidos no desenvolvimento da doença. Mas é possível ir além. Para contribuir para o Dia Mundial do Diabetes, tanto organizações quanto os próprios indivíduos podem criar ou participar de iniciativas de conscientização.

Confira a seguir algumas dicas sobre como contribuir com o Dia Mundial do Diabetes!

Como empresas podem apoiar o Dia Mundial do Diabetes:

  • Financiamento de pesquisas científicas na área ou instituições especializadas em tratamento/prevenção.
  • Organização de eventos educativos ou palestras no Dia Mundial do Diabetes ou no Dia Nacional do Diabetes.
  • Custear exames para funcionários e familiares, aumentando a taxa de pessoas que investigam a doença.
  • Oferecendo planos de saúde ou ajudas de custo para funcionários diabéticos em tratamento.

Como indivíduos, também podemos fazer nossa parte:

  • Compartilhando informações nas redes sociais utilizando hashtags relacionadas à data e conversando com pessoas próximas sobre o assunto.
  • Buscando o autocuidado e realizando exames preventivos periodicamente.
  • Participando de caminhadas ou corridas promovidas por instituições de saúde.
  • Incentivando o círculo familiar a adotar hábitos mais saudáveis.
  • Doando para organizações que trabalham diretamente com o tratamento e prevenção do diabetes

guia de compras proteste banner

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt