Economia familiar no supermercado

Com algumas dicas simples, é possível economizar na ida ao supermercado e escolher opções mais equilibradas

Economia familiar no supermercado

A dupla favorita dos brasileiros, arroz e feijão, está cada vez mais cara. Segundo um levantamento realizado pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o preço da combinação subiu mais de 60% nos últimos 12 meses. Em paralelo, o custo de vida está aumentando, principalmente nas grandes cidades. Por isso, dicas de economia familiar são bem-vindas para os consumidores, que precisam fazer um malabarismo para conseguir pagar as contas e manter a qualidade de vida, como uma alimentação equilibrada

As inovações tecnológicas vieram para ajudar nessa empreitada e caíram no gosto dos brasileiros. Como é o caso do Nutri Escolha, ferramenta do APP Meu Carrefour, que ajuda na escolha das melhores opções de produtos alimentícios, com o menor preço e melhor ou igual valor nutricional.

Além de auxiliar na elaboração do cardápio e otimizar a ida ao mercado. Muitas vantagens, né?

Se estiver curioso, continue a leitura para conhecer mais dicas de economia familiar no supermercado e outros benefícios da ferramenta!

economia-e-alimentacao-equilibrada

Dicas de economia familiar no supermercado

Algumas das sugestões parecem simples, mas fazem a diferença no bolso dos brasileiros e, por isso, precisam ser compartilhadas para que mais pessoas consigam fechar a conta no final do mês.

As dicas de economia familiar no supermercado podem ampliar seu poder de compra e melhorar suas escolhas. Saiba mais a seguir!

Dica: Confira 8 benefícios do ovo para a sua saúde

Faça uma lista antes de ir ao supermercado

Isso mesmo, fazer uma lista pode reduzir a quantidade de produtos comprados por impulso e que são responsáveis por grande parte da despesa. A técnica de listagem também ajuda nas escolhas mais conscientes, como comprar o que realmente está precisando e evitar os supérfluos.

Outro ponto positivo é a otimização do tempo, já que você terá registrado todos os produtos que devem ser levados para a casa e, com isso, não vai precisar procurar o que pode estar em falta. 

Caso você seja um cliente Meu Carrefour, a solução pode estar na palma da sua mão. O Nutri Escolhe sugere uma lista de produtos com base nas suas últimas compras. Os itens selecionados pela ferramenta são alternativas mais baratas e com melhor ou igual valor nutricional, assim, você tem acesso à economia total da sua próxima compra. Legal, né?

Evite ir ao supermercado com fome

Comer antes de ir fazer as compras do mês pode ajudar na economia familiar. Essa é uma boa opção para reduzir o consumo de produtos por desejos momentâneos, que impactam a vida financeira.

Às vezes, por estar com fome, compramos algo que não faz parte do nosso hábito de consumo e o produto acaba estragando na dispensa. Evite esse problema indo ao supermercado saciado, certo? 

Combine as compras com os pequenos

Sabemos que os pequenos são atraídos por doces e guloseimas, por isso, devemos ficar atentos às necessidades das crianças para a ida ao supermercado ser prazerosa para todos. Uma boa conversa pode deixar ambos satisfeitos.

Uma dica: antes de sair de casa, combine com as crianças quais produtos podem ser comprados, assim, você consegue evitar surpresas e estresses. Uma boa negociação, não acha?

Estipule um limite para os gastos

Essa é uma dica importante para evitar surpresas desagradáveis, apesar de muita gente cometer esse erro. É preciso saber quanto dinheiro está disponível para fazer as compras. Além de necessário, a informação mostra que o consumidor tem o controle financeiro, não apenas em relação à alimentação como também aos outros gastos que fazem parte do orçamento familiar.

Para a dica ser mais eficiente, verifique o preço do produto e some na medida que for colocando no carrinho. Assim, é possível evitar alguma surpresa quando estiver passando as mercadorias no caixa. 

Fique de olho nas promoções

Já reparou que alguns supermercados têm um dia específico para promoções de determinado produto? Ou, em alguns dias do mês, costumam reduzir o preço das mercadorias?

Ficar de olho nessas datas pode impactar positivamente a sua vida financeira, visto que em alguns casos, o desconto pode atingir altos valores. 

Clientes Meu Carrefour têm outras opções de descontos. O APP, além da ferramenta Nutri Escolha, oferece cupons de desconto exclusivos que podem chegar ao preço total do produto. Além disso, o Minhas Recompensas transforma as suas compras, no Carrefour, em moedas que podem ser trocadas por produtos e serviços.

Dica: Café e concentração: mitos e verdades

Verifique a validade dos produtos

Evite comprar produtos perto da data de validade, caso não planeje usá-los rapidamente. Já pensou precisar jogar fora um item porque está impróprio para consumo? A dica também vale para frutas e verduras muito maduras que, se não forem consumidas logo, podem estragar e ser descartadas.

Porém, caso você tenha alguma receita em mente, pode comprar os itens necessários próximo da data de validade, já que eles serão consumidos logo. Assim, você economiza e tem um prato delicioso.

supermercado-carrefour

Monte um cardápio para economizar no mercado

Já que falamos em cardápio, que tal usá-lo para economizar? Isso mesmo, aproveitando a deixa da última dica, planejar as refeições pode impactar positivamente a vida financeira da sua família, além de representar uma alimentação mais equilibrada.

O dia a dia das grandes cidades e a vida mais atarefada exigem uma maior dedicação dos chefes de família, inclusive dos solteiros. Já que muitas vezes optamos por determinada refeição por falta de tempo para preparar algo mais saboroso e nutritivo. 

Esse problema pode ser facilmente resolvido com planejamento. Antes de ir ao supermercado e começar a semana, prepare uma lista com quais pratos você gostaria de comer no período. Depois que ela estiver pronta, você poderá fazer suas compras e colocar a mão na massa.

Saiba, a seguir, como montar um cardápio saboroso e nutritivo. 

Como montar um cardápio nutritivo

As dicas vão desde o tipo de produto escolhido até a logística de armazenamento, pensadas para tornar o seu dia mais prático, saboroso e equilibrado. Confira:

  • Utilize alguma ferramenta que pode ajudar a escolher opções mais nutritivas e baratas, como o Nutri Escolha;
  • Opte por produtos variados;
  • Divida a quantidade de proteínas, carboidratos e outros nutrientes que precisam ser consumidos;
  • Separe as opções para o café da manhã, almoço, jantar e os lanches;
  • Antes de cozinhar, separe os itens necessários e deixe-os semiprontos.

PROTESTE junto com o consumidor

Gostou de nossas dicas? Com elas, é possível economizar no supermercado e garantir compras mais conscientes. Além disso, podemos ver como a tecnologia pode ser nossa aliada. Saiba mais sobre o Nutri Escolha e aproveite seus benefícios

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve ações em prol da melhoria dos hábitos de consumo. No Minha Saúde, os leitores têm acesso à informação de qualidade que explica temas que fazem parte do nosso dia a dia. Visite nosso blog!