Estudo chinês encontra microplásticos em coágulos sanguíneos

Estudo chinês encontra microplásticos em coágulos sanguíneos

Estudo na China revela a presença de microplásticos em coágulos sanguíneos de pacientes com doenças cardiovasculares

Um estudo realizado na China detectou a presença de microplásticos em coágulos sanguíneos removidos de pacientes com doenças cardiovasculares. A pesquisa, publicada na revista científica eBioMedicine, levanta preocupações sobre o impacto desses minúsculos fragmentos de plástico na saúde vascular.

Analisando 30 pacientes que sofreram AVC, infarto ou trombose venosa profunda, os pesquisadores encontraram microplásticos em 24 dos coágulos sanguíneos estudados. Os tipos de plástico mais frequentes foram PVC, PE e poliamida 66, presentes em diversos produtos do dia a dia.

Indivíduos com níveis mais elevados de microplásticos nos coágulos também apresentaram maior quantidade de dímero D no sangue. Essa proteína, um indicador de coagulação sanguínea anormal, sugere que os microplásticos podem estar interferindo nesse processo, aumentando o risco de trombose.

Embora as causas da presença de microplásticos nos coágulos ainda não sejam totalmente compreendidas, o estudo destaca a necessidade de pesquisas futuras para identificar as fontes de exposição e validar os resultados.

O estudo serve como um alerta sobre os riscos potenciais dos microplásticos à saúde humana, especialmente no sistema cardiovascular. As informações são do Metrópoles.

author avatar
Giovana