Exagerou nas festas? Veja como fazer uma dieta detox facilmente
A dieta detox não precisa ser algo rigoroso ou penoso. O objetivo é apenas auxiliar o corpo a utilizar seus próprios mecanismos
As festas de fim de ano costumam ser uma época em que saímos da rotina na alimentação e cometemos alguns exageros. Por isso, muitas pessoas procuram uma dieta detox ao fim desse período, com o objetivo de limpar o corpo e deixá-lo mais equilibrado. Mas como funciona esse processo de detox? Ele realmente funciona?
A desintoxicação é um processo que o corpo realiza constantemente, utilizando nutrientes que ingerimos na alimentação. É desse modo que transformamos as toxinas para que elas possam ser removidas do corpo. Eles se enquadram em duas categorias principais: toxinas que são produzidas no corpo durante o metabolismo regular e aquelas que vêm de fora e são introduzidas ao comer, beber, respirar ou são absorvidas pela pele. Entre as toxinas externas, estão mercúrio em frutos do mar, chumbo do escapamento de carros e poluição do ar, produtos químicos em produtos de tabaco e drogas ou álcool.
Como as toxinas são potencialmente perigosas para a saúde humana, elas precisam ser transformadas e excretadas pela urina, fezes, respiração ou suor. A capacidade de desintoxicar de cada pessoa varia e é influenciada pelo ambiente, dieta, estilo de vida, estado de saúde e fatores genéticos. Porém, se a pessoa for exposta a uma quantidade muito grande de toxinas, o corpo pode não conseguir excretá-las e isso pode ser prejudicial à saúde.
E é por isso que os processos de desintoxicação são importantes. A dieta detox não precisa ser algo rigoroso ou penoso. O objetivo é apenas auxiliar o corpo a utilizar seus próprios mecanismos.
Veja algumas dicas para fazer uma dieta detox naturalmente:
- Mantenha-se hidratado com água limpa.
- Coma de cinco a nove porções de frutas e legumes por dia.
- Consuma fibra alimentar todos os dias para ajudar a manter a regularidade intestinal. Elas estão presentes em vegetais, frutas, nozes, sementes e grãos integrais.
- Inclua vegetais crucíferos, incluindo brócolis e couve de Bruxelas, frutas, alcachofras, alho, cebola, alho-poró e chá verde. Estes auxiliam as vias de desintoxicação.
- Consuma quantidades adequadas de proteína magra, que é fundamental para manter os níveis ideais de glutationa, a principal enzima de desintoxicação do corpo.
- Considere tomar um multivitamínico ou multimineral para preencher as lacunas de uma dieta saudável, pois certas vitaminas e minerais permitem que os processos de desintoxicação do corpo funcionem.
- Coma alimentos fermentados naturalmente, como iogurte. Outra opção é tomar um probiótico de alta qualidade, que ajuda a promover um intestino saudável.