Veja quais os remédios tiveram problemas no controle de qualidade

Veja quais os remédios tiveram problemas no controle de qualidade

Anvisa suspende medicamentos por irregularidades. Diversos tiveram o recolhimento determinado, entenda

A Anvisa suspendeu em 7 de dezembro de 2018 a importação de quatro medicamentos da empresa BL Indústria Ótica Ltda. São eles: Artelac, Epitegel, Liposic e Vidisic. Além desses, o lote 847 do Epitegel, com data de fabricação 06/06/2017 e validade até 05/2019, teve proibida sua distribuição, divulgação, comercialização e uso. Similarmente, foi determinado o recolhimento do estoque do produto existente no mercado. Saiba mais sobre os medicamentos suspensos.

A decisão ocorreu depois de problemas nos resultados do monitoramento microbiológico das áreas produtivas assépticas da empresa. Ou seja, os produtos não cumpriram as exigências de boas práticas de fabricação.

Clique aqui e leia esta matéria: Medicamentos genéricos são confiáveis?

Recolhimento Voluntário

A Anvisa também suspendeu a distribuição, a comercialização e o uso do lote 7040175 (Val 04/2019) do medicamento Levofloxacino 5 mg/ml, solução injetável 100 ml. Fabricado pela Halex Istar Indústria Farmacêutica S.A, o medicamento foi alvo de recolhimento voluntário pela empresa. Segundo o comunicado, houve uma inconsistência no processo investigativo de dados analíticos.

Da mesma forma, outro recolhimento voluntário foi encaminhado pela Medley Farmacêutica Ltda. Nesse caso, a suspensão da distribuição, da comercialização e do uso foi dos lotes 8020304, 18020261, 18031258, 18040894, 18050065 e 18051195 do medicamento Pyloripac Retrat. A motivação foi um erro de embalagem.

Similarmente, as medidas determinam que as empresas promovam o recolhimento dos estoques existentes no mercado dos referidos lotes.

Interdição

O medicamento Kabipac 5% (glicose) solução injetável 250 ml do lote 74LK4171 com validade de 09/2019 sofreu interdição cautelar. A medida foi tomada devido ao resultado insatisfatório no ensaio de rotulagem primária. A empresa não apresentou na embalagem a frase “Proibida venda ao comércio”. Além disso, o lote do produto não continha o conteúdo eletrolítico em mEq/L ou mmol/L.

Orientações aos usuários

Portanto, consumidores que fazem uso desses medicamentos suspensos devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente das empresas. Assim, elas podem passar as instruções a respeito do recolhimento e da substituição dos produtos.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.