Psoríase: novo medicamento está disponível

Psoríase: novo medicamento está disponível

A droga é injetável e deve ser reaplicada a cada três meses. Um dos benefícios é que o paciente pode usá-la em casa 

A psoríase pode ser incômoda, dolorosa, e muitas vezes trazer consequências graves. No entanto, há uma boa notícia para as pessoas que sofrem com a doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para psoríase. A droga é injetável e deve ser reaplicada a cada três meses. Um dos benefícios é que o paciente pode usá-la em casa.

Os testes clínicos foram realizados com mais de três mil voluntários. Entre os participantes, mais de 80% do total apresentou melhorias nas lesões na pele. Dentro desse percentual, 60% dos pacientes que utilizaram o medicamento para psoríase tiveram uma recuperação completa, após 52 semanas.

Segundo o o dermatologista Wesley Ferreira, o remédio tem um funcionamento similar aos medicamentos usados para conter tumores. “O remédio cria cópias de anticorpos, que atacam em pontos específicos da cascata da inflamação”, explica.

O que é a psoríase
O que é a psoríase?

A psoríase é uma doença complexa que pode acometer pele, couro cabeludo, unhas e articulações. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 125 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade no mundo. Desse total, cerca de 25 milhões têm a forma grave da doença. Nesses casos, a psoríase pode causar até incapacidades físicas.

Os sintomas da doença variam de acordo com o tipo. Porém, de forma geral, a psoríase pode ser caracterizada por placas vermelhas na pele que descamam e vão se aprofundando. Com isso, vão deixando a pele mais grossa. Os pacientes também sofrem com coceira e ligeira sensação de queimação no local. No couro cabeludo, os efeitos são semelhantes à seborreia, porém mais intensas.

Normalmente, as pessoas que têm a doença passam por períodos de crise. É comum, ainda, que os sintomas se agravem no inverno, pois é quando a pele fica naturalmente mais seca. Também é possível que haja deformações nas unhas. Além disso, frequentemente, quem apresenta os sintomas nas extremidades tem também complicações nas articulações.

+Leia também:
– Medicamentos genéricos são confiáveis?
– Troque medicamentos de referência por genéricos e economize

Além do medicamento, outras práticas podem reduzir a psoríase

Por ser uma doença multifatorial, muitas vezes é difícil tratar a raiz do problema. Isso porque a causa geralmente envolve fatores genéticos, imunológicos e inflamatórios. Além do tratamento com medicamentos, é possível amenizar os sintomas da doença com práticas no dia a dia, especialmente a exposição não prolongada ao sol e à radiação ultravioleta artificial. As informações são do site Metrópoles.