Dormir Bem

Uma boa noite de sono não é apenas revigorante. É essencial para a saúde. Descubra aqui como dormir bem e aproveitar os benefícios de uma vida disposta e saudável.

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O que não devemos comer à noite para dormir bem?

O que não devemos comer à noite para dormir bem?

É preciso ficar atento ao que consumir antes de dormir, porque alguns alimentos podem atrapalhar o sono

Escolher o que comer à noite é importante para quem deseja ter uma noite plena de sono. É preciso ficar atento ao que consumir antes de dormir, porque alguns alimentos podem atrapalhar o sono. Além disso, o que comemos durante a noite pode ter outros efeitos sobre o corpo.

De acordo com a nutricionista Débora Copelli Lima, alguns alimentos podem prejudicar qualidade do sono e até levar ao ganho de peso. Por isso, a especialista recomenda evitar comer à noite alimentos que sejam estimulantes e calóricos. Esses alimentos podem acelerar o metabolismo, ou porque se configuram como estimulantes ou porque fazem o organismo gastar mais energia para digeri-los.

Alguns exemplos do que não devemos comer à noite:

  • Cafeína: presente no café, chá mate e refrigerantes a base de cola
  • Termogênicos como canela, gengibre e pimenta
  • Açúcar, de doces em geral
  • Gorduras, presentes na carne vermelha, pizza e pastéis, por exemplo
  • Frituras, como batata frita e salgadinhos
  • Alimentos calóricos, tipo pães, massas, tortas, salgadinhos industrializados
  • Pratos pesados, como lasanha, feijoada
  • Excesso de líquidos, que podem fazer acordar muitas vezes durante a noite para eliminar o excesso.

Uma pesquisa da Universidade de Oregon constatou que comer tarde da noite pode engordar. Isso acontece porque consumir alimentos calóricos perto da hora de dormir faz com que o corpo armazene energia, ao invés de gastá-la.

‘Nós simplesmente não gastamos tanta energia depois de uma refeição noturna em comparação com as refeições matinais’,  explica o autor do estudo, Steven Shea.

Além disso, outra pesquisa, da Universidade da Pennsylvania, sugere que comer tarde da noite está associado com ganho de peso não-intencional. Além disso, aumenta os níveis de insulina, o que implica no desenvolvimento da diabetes, e aumento do colesterol e triglicérides, que estão associados à doença cardíaca.

Associados PROTESTE têm a seu dispor um exclusivo serviço de consultoria nutricional. Portanto, o que comer à noite para ter uma boa noite de sono ou não engordar é uma das informações que nossos consultores podem passar.

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