Outubro rosa: câncer de mama, alimentação e melatonina

Outubro rosa: câncer de mama, alimentação e melatonina

Entenda a importância do Outubro Rosa para a saúde da mulher e como a alimentação e a melatonina atuam no combate ao câncer de mama.

Outubro Rosa, o mês da conscientização sobre o câncer de mama, chegou novamente! Neste artigo, vamos discutir maneiras de prevenir essa doença tão comum entre as mulheres, como empresas e instituições podem contribuir para a campanha e onde as mulheres podem buscar ajuda e orientação no Brasil.

Durante o mês de outubro, instituições públicas e empresas se unem para compartilhar informações sobre os principais fatores de risco, métodos preventivos e recursos disponíveis para mulheres que buscam ajuda no Brasil em relação ao câncer de mama e câncer de útero.

Pensando nisso, a PROTESTE desenvolveu esse conteúdo com tudo que você precisa saber sobre o Outubro Rosa, os cuidados com a saúde da mulher e a importância de uma alimentação equilibrada na prevenção do câncer. Acompanhe! 

O que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é a campanha de conscientização sobre a saúde da mulher, que ocorre todo mês de Outubro de cada ano. Esta campanha, que tem se tornado cada vez mais conhecida mundialmente, tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, reduzindo então os índices de mortalidade.

A conscientização abrange desde a prevenção do câncer de mama e do colo do útero até o suporte e orientação para mulheres que enfrentam a doença.

Criado na década de 90 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é uma das campanhas de conscientização mais conhecidas no mundo e tem uma importância enorme, já que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais frequente em mulheres no mundo, além de ser a maior causa de morte pela doença nessa população.

Banner canal Reclame

Entenda a importância da campanha do Outubro Rosa

O objetivo da campanha do Outubro Rosa de aumentar o acesso à informação não é à toa: Se descoberto logo no início, as taxas de cura do câncer são de um em cada três casos. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados no combate aos diversos tipos de câncer, incluindo o de mama e o de colo do útero.

Contudo, pela falta de informação ou por medo, muitas pessoas evitam conhecer sobre o tema e acabam atrasando o diagnóstico. Por conta disso, mais de 35% das mulheres acabam descobrindo o câncer de mama já em estado avançado. O Outubro Rosa surgiu justamente para levar conhecimento e conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde.

Durante a campanha de conscientização sobre a saúde da mulher, são promovidas ações ao longo do mês que incentivam a realização de exames preventivos, levam informação sobre sinais e sintomas das doenças mais comuns nas mulheres e promovem o combate ao câncer de mama e de colo de útero.

Dica: Alimentação balanceada no controle da diabetes

INCA e Outubro Rosa

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão de referência no Brasil no que diz respeito ao combate ao câncer, lidera todos os anos a campanha do Outubro Rosa no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto, em 2023, o número de casos de câncer de mama no Brasil deve alcançar 73.610 mil casos.

Visando diminuir essa incidência, todo mês de Outubro, o INCA dedica seus esforços durante para disseminar informações cruciais sobre a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento adequado dessa doença. Além disso, busca incentivar as mulheres a realizar o autoexame e a buscar o diagnóstico médico.

Através de ações, palestras e eventos, o INCA e outras instituições parceiras alcançam um grande número de mulheres, transmitindo conhecimento sobre o assunto, além de orientações sobre onde encontrar apoio e tratamento no Brasil.

Quer saber mais? Consulte aqui o Cartilha do INCA sobre câncer de mama, em sua versão atualizada.

Prevenção e Consultas: Onde buscar orientação médica?

Uma dúvida que costuma surgir entre as mulheres é onde buscar informações e como marcar consultas para realizar exames e receber orientação médica sobre o câncer de mama. Abaixo, listamos algumas opções para te ajudar a conhecer suas alternativas e escolher aquela que mais faz sentido para você. Confira:

Clínicas e médicos particulares:

Apesar de ser uma opção acessível apenas para uma parcela da população, é importante indicar que essa é uma alternativa muito válida na hora de investigar a doença. O mais indicado é buscar um mastologista ou um ginecologista que aceite seu plano de saúde e que esteja qualificado para realizar o pré-diagnóstico. Além disso, fique atenta: Muitas clínicas oferecem descontos especiais para o Outubro Rosa!

SUS (Sistema Único de Saúde):

Com o SUS (Sistema Único de Saúde), é possível realizar exames, marcar consultas e realizar o tratamento do câncer (quando detectado) sem custos. Dados do próprio SUS mostram que só em 2020 foram realizadas 4.239.253 mamografias em mulheres através do sistema.

Seguindo a orientação do Ministério da saúde, mulheres com 40 anos ou mais devem procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame de mama todo ano. Além disso, a partir dos 50 anos, também é indicado que as mulheres façam uma mamografia a cada dois anos. Conforme anunciado pelo site oficial do Ministério da saúde:

Pacientes com câncer de mama têm direito de receber o 1º tratamento no SUS em até 60 dias do diagnóstico pelo laudo patológico, ou em prazo menor, conforme necessidade terapêutica individual.

É importante lembrar que não é necessário ter nenhum sintoma para ter direito às consultas e exames, visto que estes têm caráter preventivo.

Clínicas Populares:

Nos últimos anos as clínicas populares têm sido uma alternativa a mais no setor de saúde brasileiro, já que oferecem preços mais acessíveis e mais agilidade na marcação de consultas e exames laboratoriais. Disponíveis em várias regiões do país, as clínicas disponibilizam uma ampla gama de serviços médicos, que variam de preço conforme a especialidade.

Os especialistas da PROTESTE realizaram, em 2023, um estudo com diferentes clínicas populares do Brasil, avaliando como funcionam, quais os serviços oferecidos e os valores cobrados. Descobrimos que existe uma variação de preço caso a pessoa possua o cartão da clínica, e que os preços não são tabelados.

Quer saber mais? Associe-se à PROTESTE para acessar esse e outros estudos completos e garantir seus direitos sem perder tempo.

4 formas de contribuir para a campanha do Outubro Rosa

Existem diversas maneiras de contribuir com essa causa, seja individualmente ou em conjunto com empresas e organizações. Abaixo, estão alguns exemplos de como você pode participar e contribuir para a campanha do Outubro Rosa:

    1. Compartilhe informações: Uma forma simples, porém eficaz, de contribuir é compartilhando informações relevantes sobre a prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero nas redes sociais ou até mesmo nos comunicados internos da sua empresa. Isso ajuda a disseminar conhecimento e conscientizar um grande número de pessoas.
    2. Organize ou participe de eventos do Outubro Rosa: Muitas cidades e organizações promovem eventos específicos para arrecadar fundos para instituições de combate ao câncer de mama. Participar desses eventos, como caminhadas, corridas ou bazares, é uma maneira ativa de contribuir com a causa. Além disso, as empresas podem organizar eventos internos para contribuir com a campanha.
    3. Faça doações: Se você tem condições financeiras, pode fazer doações para instituições que trabalham no combate ao câncer de mama. Essas doações podem ser feitas em dinheiro, mas também em forma de produtos, como lenços, perucas e sutiãs pós-mastectomia, que são itens essenciais para mulheres em tratamento.
    4. Ofereça suporte emocional: O diagnóstico de câncer de mama pode ser emocionalmente desafiador. Ofereça seu apoio emocional para amigos, familiares e conhecidos que estão passando por esse momento difícil. Um ouvido atento e um ombro amigo podem fazer toda a diferença.quais são os sinais e sintomas do câncer de mama é uma forma de identificar essa doença precocemente. Isso ajuda muito a otimizar os resultados do tratamento.

Câncer de mama: Entenda o que é e como se manifesta

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o termo “câncer” abrange mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas que apresentam o crescimento desordenado de células capazes de invadir tecidos e órgãos.

Isso significa que todo crescimento desordenado de células que invadem e infiltram tecidos e órgãos saudáveis é classificado como um tipo de câncer. A principal característica dessa doença é que as células são muito agressivas e rápidas, já que se dividem, se multiplicam e formam tumores com muita rapidez, podendo inclusive se espalhar por outras áreas do corpo, o que é chamado de metástase.

Por isso, o câncer de mama é o resultado da multiplicação de células anormais da mama. É esse crescimento desordenado de células que forma o tumor e compromete a saúde da mulher, podendo inclusive invadir outros órgãos.

É importante compreender que há vários

 tipos de câncer de mama. E não é só a mulher que pode ser acometida por esse problema. Existem casos também em homens, mas são raros, sendo apenas 1% dos diagnósticos.

Você sabia que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil? Ele fica atrás apenas do câncer de pele e é a principal causa de morte por câncer em mulheres. 

Segundo o INCA, em 2021, foram descobertos 66.280 casos novos de câncer de mama. Já em 2019, o órgão estimou que 18.068 pessoas morreram por causa da doença no país. 

Sinais e sintomas do câncer de mama

Conforme destacamos até agora, saber

Os principais sinais e sintomas são:

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e quase sempre não gera dor na mama;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido pelo mamilo;
  • Pequenos nódulos na axilas ou no pescoço;
  • Pele da mama retraída, avermelhada ou com aspecto de casca de laranja.

Para identificar esses sinais, é fundamental realizar o autoexame, que consiste em massagear as próprias mamas e observar suas características. Em caso de alterações persistentes ou suspeitas, é fundamental procurar apoio médico.

Além do autoexame, tão divulgado na campanha do Outubro Rosa, é muito importante manter os exames de rotina para a identificação precoce do câncer de mama, como a mamografia, o ultrassom das mamas, entre outros preventivos aliados à saúde da mulher. 

Guia do direito do consumidor

Conheça os fatores de risco do câncer de mama

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances do desenvolvimento do câncer de mama, sendo que eles são divididos entre comportamentais ou ambientais, reprodutivos e hereditários. Confira a seguir alguns dos principais:

  • Obesidade e sobrepeso, principalmente após a menopausa;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Sedentarismo (falta de atividade física);
  • Não ter filhos;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes;
  • Não ter amamentado (a amamentação é considerada um fator protetor das mamas);
  • Ter a primeira gravidez depois dos 30 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais por tempo prolongado;
  • Ter histórico familiar de câncer de ovário e de mama.

Qual é a relação entre melatonina e o câncer de mama?

Segundo estudos realizados pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) em parceria com especialistas do Hospital Henry Ford de Detroit, Michigan (EUA), a melatonina pode inibir o desenvolvimento do câncer de mama.

O hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, no nosso cérebro, é responsável por regular os ciclos do sono e vigília e pode retardar o crescimento do câncer

De acordo com o resultado da pesquisa, a melatonina pode controlar a formação de novos vasos sanguíneos usados pelo tumor para se espalhar pelo corpo, chamados de angiogênese. Portanto, esse hormônio é capaz de inibir o crescimento de células tumorais e atuar no combate ao câncer de mama.

Em relação à suplementação com melatonina, é importante fazer uma avaliação médica para verificar se há necessidade da utilização e qual a dose adequada para cada pessoa.

Quer saber mais? Leia nosso artigo completo! Melatonina: Tudo o que você precisa saber

Como a alimentação auxilia na prevenção do câncer de mama?

Você sabia que a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer de mama? Por essa razão, dicas sobre alimentação também têm feito parte da campanha do Outubro Rosa. Frequentemente, vários nutrientes e compostos bioativos encontrados em alimentos têm sido estudados e estão sendo associados a diminuição dos riscos de desenvolvimento da doença, como os antioxidantes. 

Veja a seguir os alimentos que contribuem para a prevenção do câncer e suas propriedades:

  • Cenoura – o betacaroteno presente no vegetal atua contra a oxidação das células e combate a formação de radicais livres;
  • Brócolis – o sulforafano presente no brócolis auxilia no combate das substâncias que originam as células cancerígenas;
  • Romã – possui elagitanino, substância que atua com efeito similar a medicamentos usados no controle do câncer de mama;
  • Frutas vermelhas – possui fitonutrientes anticancerígenos, como a vitamina C, antocianinas e compostos fenólicos;
  • Uva – possui flavonoides e resveratrol, substâncias que impedem o crescimento de células malignas e o surgimento de vasos sanguíneos que espalham o tumor;
  • Peixes marinhos – salmão, atum e sardinha contém ômega-3, o nutriente auxilia no combate ao crescimento de tumores, inclusive no caso do câncer de mama.

Além disso, podemos destacar outros nutrientes, como:

  • Fibras – muitos estudos têm abordado o papel das fibras na redução dos riscos deste tipo de câncer. Por isso, aumentar a ingestão de frutas, vegetais e grãos integrais é uma estratégia benéfica.
  • Vitaminas e minerais – muito presentes em frutas e legumes, estão entre os nutrientes mais investigados por sua atuação na prevenção do câncer de mama. Destacam-se as vitaminas A, C e E,  folato e selênio.

[E-book] Mulher 40+: De bem com a alimentação, de bem com os hormônios

Para celebrar o mês do Outubro Rosa, a  PROTESTE preparou um e-book com um guia completo para auxiliar as mulheres a terem uma alimentação saudável, com dicas práticas e fáceis. Clique abaixo e faça o download gratuitamente:

banner para campanha outubro rosa com imagem de mulheres ao fundo

Como escolher os melhores alimentos?

Assim como uma boa alimentação é aliada na prevenção e combate ao câncer de mama, saiba que a escolha de alimentos ruins também pode contribuir para o desenvolvimento dessa doença. 

Por isso, saber escolher os melhores alimentos é muito importante para uma saúde cada vez melhor. Veja algumas dicas que podem fazer parte das orientações da campanha do Outubro Rosa:

  • Preferir alimentos in natura;
  • Priorizar legumes, vegetais e frutas frescas;
  • Consumir uma alimentação variada, com diferentes grupos alimentares;
  • Evitar o consumo de alimentos com altas quantidades de açúcares, gordura e sódio;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Consumir mais opções ricas em fibras;
  • Ler sempre o rótulo dos alimentos antes de comprá-los.

Se você busca informações super atualizadas sobre seus direitos e dicas de como consumir de forma mais consciente, seja um associado da PROTESTE. Como funciona?

Como associado, além de ficar por dentro dos testes de produtos e serviços feitos pelos nossos especialistas, você ainda tem direito ao serviço de defesa do consumidor, com orientação extrajudicial para te ajudar em qualquer problema que você tenha depois de uma compra. Gostou? Conheça aqui os planos da PROTESTE ou saiba mais a seguir!

Saiba como a PROTESTE pode te ajudar

Não restam dúvidas, a prevenção é a melhor forma de combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero, por isso, o Outubro Rosa tem um papel tão importante na saúde da mulher. 

Vale lembrar que a prevenção não se limita aos exames de rotina e ao autoexame, podemos fazer mais com a ajuda de uma alimentação equilibrada e hábitos mais saudáveis. 

A PROTESTE entende a importância de levar conhecimento às pessoas para promover uma boa qualidade de vida para todos. Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre a maior associação de consumidores da América Latina. 

Continue no MinhaSaúde para mais dicas de saúde e bem-estar. Visite o ConectaJá e SeuDireito para acompanhar as novidades sobre tecnologia e as explicações sobre direitos do consumidor, respectivamente. 

Como associado PROTESTE, você tem acesso a testes comparativos que permitem escolher os melhores produtos e serviços. Nossos especialistas testam as principais marcas dos itens mais comprados pelos consumidores e classificam as melhores opções, de acordo com o custo-benefício. 

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. Sua mensagem é encaminhada diretamente para empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Associe-se agora ou ligue para 4020-7753.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt