Idosos: como prevenir e lidar com desaparecimentos

Idosos: como prevenir e lidar com desaparecimentos

Medidas preventivas podem garantir a segurança do idoso, principalmente em casos de demência ou esquecimento

Lidar com o medo de desaparecimento é uma situação entre pessoas que convivem com idosos, principalmente aqueles que apresentam quadro de demência ou esquecimento. No entanto, algumas medidas preventivas podem evitar que eles se percam e garantir a segurança caso isso aconteça.

A geriatra Silvia Carneiro Bitar, médica do Residencial Israelita Albert Einstein, deu dicas para quem enfrenta esse problema:

Quais são as situações em que um idoso necessita de um mecanismo de identificação?

Além da dificuldade de lembrar o endereço, os idosos com problema de memória podem apresentar desorientação espacial. Inicialmente podem ter dificuldade de reconhecer locais mais distantes e com a evolução da doença isso pode acontecer até em locais mais próximos de sua casa.

Outra situação de risco são os idosos com dificuldade de locomoção e do equilíbrio que apresentam alto risco de queda nas vias públicas.

Quando possível, a decisão de identificá-lo dever ser debatida com o idoso?

Sempre que possível é interessante conversar com o idoso sobre a necessidade de identificação, que ocorrerá por uma questão da segurança dele e conforto de seus familiares. Entretanto, caso não haja essa possibilidade, outras estratégias devem ser utilizadas.

Quais são as possibilidades de identificação?

Há opções desde as mais simples, como um cartão de identificação na carteira ou nos bolsos das roupas, até localizadores geográficos (GPS). Nesse caso, são disponibilizados no mercado em forma de relógios, pingentes, celulares, etc. Existem ainda os chamados “botões de emergência”, que permitem a localização do idoso.

Clique aqui e leia também: Terceira idade requer cuidados médicos específicos

Quais as informações necessárias na identificação?

Normalmente utiliza-se dados como nome, endereço, telefone e alergias. Informações sobre doenças devem ser discutida entre o idoso e a família ou responsáveis, pois alguns são resistentes em coloca-las. Vale ressaltar, porém, que em caso de urgência, as informações sobre doenças, como a epilepsia e diabetes, são muito úteis.

Quais os cuidados gerais para evitar o desaparecimento de idosos?

A maior dificuldade são os idosos com quadro de demência que não têm percepção da doença e insistem em sair desacompanhados ou sem nenhum tipo de identificação. É necessário sempre orientar os parentes e responsáveis sobre a impossibilidade do idoso com quadro de demência sair sozinho. Também é importante evitar deixar chaves de casa ou de automóvel de fácil acesso.

Além disso, não deixar o idoso sozinho em casa, orientar porteiros. Em alguns casos, é interessante compartilhar o quadro com vizinhos.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos