Como o queijo pode fazer parte de uma alimentação saudável?

Como o queijo pode fazer parte de uma alimentação saudável?

O queijo é um alimento bastante popular e rico em proteínas e minerais. Saiba quais são as variedades mais consumidas no Brasil e quais opções são mais indicadas para uma dieta equilibrada.

Apesar de países como Itália e Suíça serem mais famosos pela produção de queijos, o Brasil não fica para trás e já colocou esse alimento na rotina alimentar dos brasileiros. Seja como acompanhamento de uma noite de vinhos, seja como ingrediente principal de um risoto ou de uma pizza, por exemplo, o queijo já faz parte do nosso dia a dia.

Mas, atenção: apesar de ser um alimento de fabricação mais natural, é melhor que alguns tipos de queijo sejam consumidos de forma esporádica. A propósito, você sabe como escolher o tipo de queijo mais saudável para incluir na sua dieta?

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

Neste artigo, você vai conhecer quais são os tipos de queijo mais comuns no Brasil, quais são os benefícios deste alimento e como conservá-lo corretamente. Além disso, vamos dar dicas em relação aos cuidados com a quantidade recomendada e orientar como escolher o melhor queijo para o seu prato.

Além de conferir este artigo, você também pode adquirir o E-book Queijos do Brasil produzido pela PROTESTE. Com o material, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre os queijos, como o tempo de vida dos alimentos, o que observar na hora da compra e alguns mitos e verdades envolvidos no mundo dos queijos.

Vamos à leitura? Aproveite as informações e bom apetite!

Quais são os tipos de queijo?

Quando falamos em tipos de queijo, precisamos ter em mente que a lista dos preferidos varia de país para país. Enquanto na Inglaterra, por exemplo, o queijo cheddar reina, na França, o queijo brie é um dos preferidos.

No Brasil, a preferência também varia de região para a região, mas podemos dizer que esses listados abaixo são os queijos preferidos dos brasileiros:

  • mussarela;
  • prato;
  • minas (frescal, padrão e meia cura);
  • requeijão;
  • parmesão;
  • coalho;
  • colonial;
  • estepe.

Dica: Tudo o que você precisa saber sobre leite em pó

Quais são os benefícios do queijo?

A primeira coisa que você precisa saber em relação aos benefícios do queijo é que este alimento é muito completo. Além de ser rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, ele, diferentemente do que muita gente pensa, costuma ter baixo teor de lactose, e pode ser consumido por adultos e crianças.

Mas, atenção: isso não significa que dá para comer queijo deliberadamente, sem se atentar às quantidades e aos tipos. O alimento também é rico em gordura, proveniente do leite, e tem alta concentração de sódio, devido à adição de sal no seu processo de fabricação. Por isso, os queijos devem ser consumidos com moderação, observando a quantidade e os tipos mais recomendados pelos profissionais de saúde.

Os queijos mais recomendados para a alimentação no dia a dia são cottage, mussarela, minas frescal e ricota. Já os queijos parmesão, roquefort, cheddar e Gruyère são indicados para consumo eventual.

Uma coisa importante que se deve observar é que, diferentemente do que dizem por aí, não é a cor do queijo que determina o percentual de gordura. Muita gente acredita que quanto mais amarelo o queijo for, mais gordo ele é. E isso não é verdade, já que a cor pode ser derivada da adição de corante durante a produção, por exemplo.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Como conservar o queijo corretamente?

Assim como outros alimentos que estragam com mais facilidade, como leite e carnes, o queijo deve ser mantido sob refrigeração em um recipiente hermeticamente fechado, para evitar o ressecamento e a contaminação com bolores devido à diversidade de alimentos que são armazenados na parte mais fria da sua geladeira.

Contudo, queijos duros, semiduros e defumados, como parmesão, provolone e emmental, podem ser mantidos em temperatura ambiente, em local fresco e arejado. Isso porque cada tipo de queijo requer um tratamento diferente, a uma determinada temperatura e por um determinado tempo.

Outras dicas em relação à conservação do queijo podem ser muito úteis para manter a qualidade do alimento. Ao comprar queijos em bandejas com plástico filme — como geralmente adquirimos mussarela —, por exemplo, o recomendado é retirar o alimento da embalagem e guardar em um recipiente tampado.

Cuidados com a porção que está sendo consumida

Como dissemos acima, o fato de o queijo ser um alimento rico em vitaminas e minerais não significa que ele pode ser consumido deliberadamente. Na verdade, é preciso ter cuidado com a porção inserida na sua alimentação diária, devido à alta quantidade de sódio e gordura saturada contida no produto.

Assim como é recomendado para qualquer alimento, é fundamental que você confira o rótulo do queijo e verifique a porção recomendada para uma dieta diária balanceada. Não deixe de observar a quantidade de cada nutriente contida em uma porção e se certificar que você vai consumir a quantidade recomendada para uma dieta equilibrada ao longo do dia.

Dica: Azeite extra virgem x azeite virgem: conheça as diferenças

Como escolher o melhor tipo de queijo para o seu prato?

Agora que você já sabe as informações nutricionais mais importantes sobre o queijo, chegou a hora de aprender como escolher o melhor tipo para você. Além de levar em conta a sua preferência, claro, é fundamental checar a composição nutricional dos alimentos, observando atentamente as informações do rótulo.

Para te ajudar nesse processo, a PROTESTE elaborou o E-book Queijos do Brasil, que pode ser acessado por associados ou não associados. Entre os temas abordados no material, destacam-se aspectos nutricionais dos alimentos, a classificação dos queijos e a maturação do alimento. Você pode adquirir o material clicando aqui.

Além de todas essas informações, também é importante levar em conta a harmonização dos queijos com outros pratos. Quando falamos da bem-sucedida mistura entre queijos e vinhos, por exemplo, o queijo coalho e o queijo gorgonzola costumam ser os preferidos dos amantes da combinação.

Foi exatamente pensando nisso que a PROTESTE trouxe, na edição de julho de sua revista, uma matéria completa sobre harmonização de queijos e vinhos, com dicas valiosas para você arrasar no jantar com os amigos. Depois de ler o material, seu fondue nunca mais será o mesmo. E não para por aí.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

A matéria traz ainda o resultado de um teste realizado pela PROTESTE com 49 marcas de quatro tipos de queijo. Ao todo, foram analisadas 18 marcas de queijo coalho, 6 de queijo processado para fondue, 9 marcas de queijo gorgonzola e 16 de queijo ralado.

Para o teste, foram levados em consideração critérios como nutrientes relevantes, aditivos, rotulagem, veracidade das informações nutricionais e microbiologia. Embora a maior parte dos resultados tenha sido satisfatória, as análises de algumas marcas de queijo coalho, por exemplo, mostraram resultados preocupantes, com quantidades de bactérias acima dos limites permitidos, podendo causar problemas como a intoxicação alimentar.

Se você gostou das informações compartilhadas ao longo deste artigo e ficou curioso para saber quais marcas foram testadas pela PROTESTE, basta tornar-se um associado da associação para ter acesso ao resultado completo, faça sua associação.

Dica: Chocolate: propriedades nutricionais e benefícios para saúde

Saiba como a PROTESTE pode melhorar seu dia a dia

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem o compromisso de ajudar o consumidor em todas as etapas das relações de consumo. No nosso canal do Telegram e no App PROTESTE são compartilhados artigos e informações sobre saúde, tecnologia e direitos do consumidor.

Além de testes comparativos como esse do queijo, a PROTESTE oferece diversos outros serviços aos seus associados, para facilitar a vida do consumidor brasileiro. 

A PROTESTE é responsável, ainda, pelo canal Reclame, para consumidores registrarem problemas que tiveram com empresas dos mais diversos segmentos. A mensagem é encaminhada para a empresa reclamada e a resposta chega na própria plataforma.

Intervenção extrajudicial e auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas também são serviços disponíveis para associados PROTESTE.

Quer ter acesso a tudo isso? Clique aqui e seja um associado agora mesmo!

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ