Sabia que reduzir o estresse faz bem ao coração?

Sabia que reduzir o estresse faz bem ao coração?

Estresse é um dos fatores de risco para doenças do coração; conheça técnicas para ajudar a reduzir a tensão do dia a dia

Geralmente quando falamos em cuidar do coração, logo pensamos em fazer atividades físicas. Isso também está correto, mas há um fator tão importante quanto se mexer mais para evitar doenças cardíacas. É reduzindo o estresse. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o estresse é um dos fatores de risco para doenças do coração. Por isso, é importante cuidar da saúde também no aspecto emocional.

Como cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, veja algumas dicas para lidar com essas situações no dia a dia.

Clique aqui para ler esta matéria: Autocuidado é caminho para prevenir doenças

1. Respire fundo

Respirar é uma das melhores técnicas para relaxar num momento de estresse. A respiração auxilia na oxigenação e tranquiliza o indivíduo diminuindo a pressão sanguínea e controlando o cortisol (hormônio indicativo do estresse). Um exercício eficaz é, deitado, inspirar durante três segundos, segurar outros três e soltar ao longo de seis segundos. De preferência, usando a respiração diafragmática. Em outras palavras, enchendo a barriga. A movimentação do diafragma durante a respiração permite a expansão dos pulmões, os quais recebem mais ar a cada inspiração.

Infográfico sobre respiração

2. Solte a musculatura

O relaxamento muscular é outra técnica que auxilia a diminuir consideravelmente o nível de estresse. Solte o corpo, balance os braços e pernas.

3. Dê um tempo

Saia de perto da situação que está causando o estresse. Mude o foco antes de insistir em resolver o problema. Com a cabeça mais tranquila você tem mais clareza para resolver a situação que ficou pendente.

4. Pratique exercícios

A liberação de endorfina proporciona bem-estar e diminui a sensação de estresse. Corpo são, mente sã.

Caminhada

5. Medite

A meditação acalma e realinha os sentimentos.

6. Faça trabalhos manuais

Tricotar, por exemplo, tem um potencial terapêutico bastante significativo no combate ao estresse e ansiedade. Esse hábito ajuda a relaxar e ainda estimula a criatividade.

7. Tire uma soneca

Sonecas durante o dia tem efeito benéfico para reduzir o nível de estresse e no estímulo ao sistema imunológico, compensando os efeitos negativos de uma noite mal dormida.

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