Você sabe a diferença entre sal marinho e o sal de mesa?

Você sabe a diferença entre sal marinho e o sal de mesa?

Muito tem se falado nas qualidades para a saúde do sal marinho. Mas ele é realmente melhor que o sal de cozinha?

O sal marinho está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros por ser considerado mais saudável. Mas será que isso é uma verdade? E você sabe qual a diferença entre o sal marinho e o sal de mesa, que é aquele tradicional usado na cozinha? O site do American Heart Association respondeu às perguntas mais comuns desse assunto.

Clique aqui para ler esta matéria: Brasil assina acordo para a redução de açúcar em industrializados

Qual é a diferença entre sal marinho e sal de mesa?

O sal marinho tem crescido em popularidade em restaurantes e corredores de supermercados. Alguns chefs preferem esse tipo de sal por sua textura grossa e crocante e sabor mais forte. Os fabricantes estão usando em batatas fritas e outros lanches porque é “tudo natural”. E alguns consumidores preocupados com a saúde o escolhem porque contém minerais como o magnésio.

Mas em um aspecto muito importante, geralmente há pouca diferença entre os dois: o teor de sódio.

Como a quantidade de sódio no sal do mar se compara ao sal de mesa?

Em uma pesquisa conduzida pela própria American Heart Association, 61% dos entrevistados concordaram incorretamente que o sal marinho é uma alternativa de baixo teor de sódio ao sal de cozinha. O sal de mesa e a maioria dos sais marinhos contêm, cada um, cerca de 40% de sódio em peso.

O sal Kosher e alguns sais do mar podem ter tamanhos de cristal maiores do que o sal de mesa, pelo que podem ter menos sódio em volume. Por exemplo, por colher de chá ou colher de sopa. Uma colher de chá de sal de mesa tem cerca de 2.300 mg de sódio. Mas uma colher de chá de sal marinho ou sal Kosher pode ter menos sódio simplesmente porque menos cristais se encaixam na colher.

Algumas variedades de sal marinho alegam ter menos sódio que o sal de mesa. Você pode verificar na tabela nutricional do rótulo para comparar como um determinado sal marinho se compara ao sal de mesa, que tem cerca de 575 mg de sódio por um quarto de colher de chá.

Qual é a diferença entre a forma como sal marinho e sal de cozinha são feitos?

O sal marinho é obtido diretamente através da evaporação da água do mar. Geralmente não é processado ou sofre um processamento mínimo. Portanto, mantém os níveis de minerais como magnésio, potássio, cálcio e outros nutrientes.

Sal

Por outro lado, o sal de mesa é extraído de depósitos de sal e depois processado para dar uma textura fina para facilitar a mistura e o uso em receitas. Este processamento retira o sal de mesa de quaisquer minerais e os aditivos podem ser usados ​​para evitar aglomeração.

Existe uma vantagem de saúde para comer sal marinho?

A maioria dos sais marinhos não oferece vantagens reais à saúde. As quantidades mínimas de minerais encontrados no sal marinho são facilmente obtidas de outros alimentos saudáveis. O sal marinho também contém menos iodo, adicionado para evitar bócio, do que o sal de mesa.

Mulher colocando sal na comida

Então, qual devo escolher?

Você pode geralmente deixar o seu paladar escolher entre sal Kosher, sal marinho e sal de mesa. Todos eles contêm aproximadamente a mesma quantidade de sódio.

**

A PROTESTE alerta aos consumidores que, embora o sal seja importante para a saúde, deve ser consumido nas quantidades recomendadas. No organismo, o sódio mantém o equilíbrio das células e regula o volume de fluidos corporais, como o sangue, além de atuar no funcionamento normal de músculos e nervos. A associação de defesa do consumidor publica periodicamente testes e estudos para manter sua saúde em dia.