Saúde da mulher: como ter uma vida mais saudável

Saúde da mulher: como ter uma vida mais saudável

Você sabia que a saúde das mulheres exige cuidados especiais? Neste post, você vai aprender quais são eles e o que o público feminino precisa fazer para levar uma vida com mais saúde e bem-estar!

A saúde da mulher faz parte de um conjunto de políticas públicas e práticas de saúde e bem-estar. Isso porque diversas doenças acometem mais as mulheres do que os homens e, por isso, elas demandam cuidados específicos.

Banner canal Reclame

Saiba mais sobre as mudanças biológicas que ocorrem nas mulheres e como elas influenciam na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Conheça também as doenças que acometem elas e quais cuidados relacionados à saúde feminina previnem o desenvolvimento de enfermidades.

Principais mudanças do corpo feminino

O corpo feminino passa por diversas mudanças ao longo da vida, com ajustes de níveis hormonais e produção de substâncias. Elas contribuem para importantes transformações nas diferentes fases da mulher.

É fundamental entender quais transformações acontecem no organismo feminino, pois são naturais. Apesar disso, é importante frisar que cada mulher pode ter mais ou menos alterações biológicas e hormonais. Em geral, é possível elencar as mudanças do corpo feminino em 3 fases: puberdade, gestação (para as mulheres que optam por ter filhos) e menopausa.

Puberdade 

A puberdade costuma ocorrer entre 8 e 13 anos de idade e marca o período de transição biológica da infância para a vida adulta, caracterizada por mudanças profundas no corpo humano. Nas mulheres, é nesta fase em que começam a surgir mamas, pelos e, geralmente, é quando inicia o ciclo menstrual.

Hormônios como progesterona e estrógeno são produzidos com mais intensidade a partir da puberdade nas mulheres. Além disso, é nesse momento da vida em que o corpo começa a desenvolver-se com mais velocidade, então é comum o crescimento acelerado em diversos aspectos corporais.

Gestação 

Para as mulheres que decidem ter filhos, a gestação é outra fase marcante para o organismo, na qual mudanças profundas acontecem no corpo da mulher. Isso porque, biologicamente, ela começa a se preparar para o desenvolvimento fetal  e para o momento do parto.

Durante a gestação, é fundamental que a mulher passe por acompanhamento médico e de outros profissionais conforme o caso, e faça o pré-natal, realizando todos os exames e consultas que serão fundamentais para assegurar a saúde e segurança da mãe e do bebê. Nessa fase, a alimentação e hábitos saudáveis ganham ainda mais destaque, e determinados cuidados são necessários para prevenir o surgimento de doenças e complicações.

Depois, o corpo volta ao normal, com a redução do volume do abdômen e útero, que haviam aumentado por causa do bebê. Esse período de reequilíbrio hormonal e recuperação pós-parto é conhecido como puerpério, e também merece atenção.

Menopausa 

Já a menopausa costuma ocorrer a partir dos 45 anos até os 55. O período é marcado pela última menstruação e, também, pelo encerramento do período fértil no organismo feminino.

Por causa da queda na produção de hormônios e outros sinais relacionados ao envelhecimento, como ressecamento da pele, menor libido e acúmulo de gordura em determinadas áreas, é importante tomar cuidados para cuidar da saúde e do bem-estar, além de evitar algumas das principais doenças entre as mulheres.

Dica: Outubro rosa: câncer de mama, alimentação e melatonina

Como deve ser a alimentação nas diferentes fases da vida de uma mulher?

É importante reforçar a importância desse tema quando o assunto é a saúde das mulheres. Os alimentos que a gente consome têm, de fato, uma grande influência na qualidade da nossa saúde.

É preciso ter atenção na alimentação recomendada para cada fase da vida. No caso das mulheres, são válidas recomendações para quatro diferentes etapas: infância e adolescência, idade adulta, menopausa e terceira idade.

Infância e adolescência

Nos primeiros seis meses de vida, apenas o leite materno é suficiente para garantir uma alimentação completa, com todos os nutrientes que um ser humano precisa e, sempre que possível, ele deve ser o único alimento oferecido durante esse período. Depois dos seis meses, inicia-se a alimentação complementar, que é oferecida junto com o aleitamento materno até a criança completar dois anos.

É importante destacar que é na infância que muitos dos nossos hábitos alimentares são formados, por isso, é fundamental oferecer alimentos de qualidade e alto índice nutricional para crianças. Lembre-se que essa é uma fase de crescimento e os pequenos precisam absorver toda a energia necessária para conseguirem se desenvolver. Todos os nutrientes são necessários, mas destacamos o cálcio, magnésio, vitaminas A, K e D, vitaminas do complexo B e as proteínas.

Com o início da puberdade, que geralmente acontece por volta dos 10 anos, o corpo passa a ter outras necessidades, especialmente por essa ser uma fase de crescimento e maturação óssea e, no caso das mulheres, também ser a época da primeira menstruação. Nesse período, é fundamental reforçar o potencial energético do cardápio e, além de todos os macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras, inserir também micronutrientes como cálcio, vitamina A, B, C e D, ferro e zinco.

Idade adulta

Depois dos 30 anos, outras necessidades começam a ser inseridas e, além do foco mencionado acima, a alimentação também deve conter elementos que ajudam a controlar o colesterol e a diminuição do colágeno, por exemplo. Nessa fase, alimentos ricos em gorduras mono e poliinsaturadas, antioxidantes e proteínas são fortemente recomendados.

Vale ressaltar que períodos específicos requerem cuidados específicos. É o caso de mulheres que querem engravidar e precisam investir em uma alimentação que favoreça a fertilidade. O consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, precisa ser repensado. Além disso, é fortemente recomendado a inserção no cardápio de alimentos ricos em ácido fólico, vitamina D, ômega 3, zinco e selênio.

Menopausa

A partir dos 40 anos, em geral, mulheres começam a experimentar uma queda na produção de estrogênio, que culmina na menopausa em torno dos 48 aos 50 anos. O aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e problemas ósseos, iniciam nessa fase acompanhadas da perda de massa magra e, portanto, é preciso tomar alguns cuidados extras na alimentação. Alimentos ricos em fibras e cálcio, vitamina D, gorduras mono e poliinsaturadas e antioxidantes são recomendados nesse período.

Terceira idade

Na terceira idade, reforça-se ainda mais a necessidade de manter um cardápio rico em alimentos saudáveis, que incluem verduras, legumes, frutas, cereais e massas integrais, carnes magras, leite e derivados.

Outro ponto relevante nessa fase da vida é observar os alimentos que devem ser evitados, que é o caso, por exemplo, de itens que sejam ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares.

Vale ressaltar que a mulher, quando chega à terceira idade, experimenta uma mudança na composição corporal, que consiste numa perda maior de massa muscular e no acúmulo de gordura subcutânea. É exatamente por isso que uma alimentação balanceada, aliada à prática de exercícios físicos recomendados para a idade, é ainda mais importante para mulheres idosas.

Dica: Saiba que hábitos você tem de mudar para evitar o câncer

Conheça algumas das principais doenças entre as mulheres

Apesar de diversas doenças afetarem de forma igualitária homens e mulheres, algumas são mais propícias a se desenvolver no organismo feminino. Saiba quais são as principais enfermidades que afetam a saúde da mulher.

Câncer de mama

O câncer de mama é o resultado da multiplicação de células anormais da mama, que forma o tumor e compromete a saúde da mulher, podendo inclusive invadir outros órgãos. Atenção aos principais sintomas:

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e quase sempre não gera dor na mama;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido pelo mamilo;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Pele da mama retraída, avermelhada ou com aspecto de casca de laranja.

Fatores como sedentarismo, obesidade, tabagismo e também aspectos genéticos aumentam o risco de desenvolvimento de câncer. Para prevenir, além de adotar hábitos de vida saudáveis, é importante conhecer o próprio corpo e fazer o autoexame, para detectar eventuais caroços ou nódulos que são anormais e podem ser indicativos de câncer. Nesses casos, é fundamental procurar o médico para averiguar o mais rápido possível do que se trata. 

Vale destacar que especialistas indicam o autoexame para mulheres acima de 20 anos, já a mamografia é indicada para pacientes acima de 40 anos e deve ser realizada anualmente. Contudo, é importante uma avaliação individual que considere, por exemplo, fatores genéticos e ambientais que aumentem os riscos de desenvolver a doença.

HPV e câncer de colo de útero

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano, são vírus que infectam a pele e as mucosas do trato ano-genital. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por tipos oncogênicos do vírus HPV, especialmente o HPV 16 e o HPV 18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres do colo do útero.

A principal forma de contaminação é pela via sexual, sendo que a transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo assim o uso de preservativo é essencial para reduzir as chances de contágio por HPV. 

As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem.

As medidas preventivas envolvem a vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual e a realização do exame preventivo (Papanicolau ou citopatológico), que pode detectar as lesões precursoras. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

Endometriose 

A endometriose é uma enfermidade que provoca a inflamação de células do endométrio, que é um tecido que reveste o útero. Quando isso acontece, essas células não são expelidas durante o ciclo menstrual, vão para os ovários ou cavidade abdominal e podem causar fortes cólicas, dor durante a relação sexual e sangramentos.

Por isso, ao menor sinal de desconforto no período menstrual ou durante a relação sexual, é fundamental procurar um médico. Se não for tratada, a endometriose pode causar infertilidade e outras complicações. Como o diagnóstico pode ser difícil, vale reforçar a importância das consultas regulares ao ginecologista como forma de prevenção e detecção precoce da doença.

Trombose 

A trombose é outra doença que pode acometer mais as mulheres. Ela causa coágulos sanguíneos que provocam inflamações na parede dos vasos. O coágulo pode se deslocar pela circulação até atingir os pulmões, o que aumenta o risco de embolia pulmonar e, com isso, levar à morte.

Entre as causas principais estão: o tabagismo, uso de anticoncepcionais (fundamental evitar a automedicação pois o uso de medicamentos oferece riscos que precisam ser avaliados caso a caso), varizes, cirurgias ou falta de movimentação do corpo, com destaque para as pernas, durante longos períodos.

Alguns sinais podem indicar o desenvolvimento de trombose:

  • Dor diferente da dor da cirurgia;
  • Vermelhidão e/ou inchaço na perna (que aparece de repente ou que está piorando);
  • Aumento da temperatura da perna que está doendo;
  • Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio;
  • Tosse com sangue;
  • Dor no peito ou nas costas (que não é comum).

Guia do consumidor

Como prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida?

É possível adotar hábitos de vida mais saudáveis que ajudam a saúde da mulher, prevenindo doenças e desconfortos que poderiam trazer males ao organismo feminino. Saiba como evitar doenças e viver melhor.

Ir para consultas médicas regularmente

Consultar profissionais de medicina e manter os exames em dia, especialmente o exame preventivo e a mamografia, são medidas essenciais para preservar a saúde da mulher. Afinal, esses hábitos ajudam na detecção precoce de doenças, o que acelera o tratamento em caso de diagnóstico de qualquer enfermidade, sem contar que também é um trabalho preventivo.

Praticar exercício físico

O exercício físico é fundamental para evitar o aparecimento ou agravamento de doenças que atingem a saúde da mulher. Mantenha o corpo ativo diariamente, procure exercícios agradáveis e evite ao máximo o sedentarismo.

Ter uma boa alimentação

A alimentação contribui para uma rotina e organismo saudáveis, com todas as vitaminas que o corpo precisa para estar bem. Uma boa alimentação pode fazer a diferença ao retardar ou mesmo reduzir o risco de aparecimento de doenças.

Cuidar da saúde mental

A prevenção de doenças e uma boa qualidade de vida passam, necessariamente, por uma saúde mental equilibrada. Por isso, é fundamental manter hábitos equilibrados, que, além da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável, podem incluir tempo para o descanso, meditação, contato com a natureza e desenvolvimento do autoconhecimento.

Evitar o tabagismo

Além dos reconhecidos danos causados pelo uso do cigarro, o tabagismo oferece riscos extras para as mulheres, que precisam ser considerados quando falamos de saúde feminina. O hábito de fumar, por exemplo, afeta diretamente a fertilidade das mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, mulheres que fumam podem ter até duas vezes mais dificuldade para engravidar e 30% mais chances de serem inférteis.

Dividir as responsabilidades

Compartilhar as responsabilidades com outras pessoas, seja no trabalho ou em casa, é importante para evitar situações de sobrecarga que possam desencadear estresse, síndrome de burnout e outros distúrbios. Procure dividir tarefas, priorizar atividades e não tente fazer tudo de uma vez.

Dormir bem

O sono é importante para a produção de melatonina e outros hormônios que ajudam o corpo a relaxar e descansar o suficiente para recuperar as energias gastas ao longo do dia. Por isso, procure dormir o tempo necessário para que corpo e mente descansem e possam retornar à rotina de forma plena.

Manter uma rotina de autocuidado

Por fim, hábitos de autocuidado ajudam na percepção do próprio corpo, trazem momentos de relaxamento e auxiliam na prevenção de problemas físicos e mentais. Por isso, dedicar momentos do dia para se cuidar e prestar atenção exclusivamente ao seu corpo e mente são hábitos que melhoram a saúde da mulher.

Dica: Vitamina B12: para que serve, alimentos e deficiência

Qual é a importância de conhecer o próprio corpo?

Além de hábitos saudáveis e realização de exames médicos, é importante conhecer o próprio corpo para detectar sinais de doenças que podem ser diagnosticadas de forma precoce e, dessa forma, aumentar as chances de cura.

O autoexame da mama, por exemplo, ajuda a encontrar nódulos ou outros sinais na região dos seios que podem ser câncer. Existem outras doenças, como o HPV e a endometriose, que também podem desenvolver sintomas no corpo.

Logo, procure explorar e conhecer o próprio corpo e, ao menor sinal de anormalidade, inicie a investigação o mais rápido possível com auxílio profissional.

Saúde da mulher: informação é sinônimo de cuidado

A saúde da mulher não pode ser negligenciada e as particularidades do organismo feminino devem ser observadas para evitar o aparecimento de doenças e, se for o caso, iniciar tratamento médico assim que o problema for encontrado.

Ao mesmo tempo, é possível prevenir uma série de enfermidades que podem ocorrer no corpo da mulher. Para isso, é importante se informar para saber como manter uma vida saudável e preservar a saúde e o bem-estar.

Você pode fazer parte de um canal exclusivo do Telegram e baixar o APP da PROTESTE para receber informações em primeira mão sobre saúde e bem-estar, tecnologia e direitos do consumidor, que vão te ajudar a levar uma vida melhor e com mais qualidade de vida.

Além dos portais, a maior associação de consumidores da América Latina também realiza testes comparativos e possui um canal exclusivo para envio de reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, o Reclame. A mensagem é encaminhada diretamente para a empresa reclamada.

A associação também oferece intermediação extrajudicial e auxílio dos especialistas em defesa do consumidor no caso de problemas com empresas dos mais diferentes segmentos. Para ter acesso a esses e outros serviços exclusivos, basta se tornar uma associada PROTESTE.

Gostou de saber disso? Então clique aqui e associe-se agora mesmo!

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ