Segurança na alimentação: serviços de inspeção na saúde do consumidor

Segurança na alimentação: serviços de inspeção na saúde do consumidor

Entenda o que você pode fazer na hora da compra para garantir um consumo seguro

A nossa saúde e segurança na alimentação também começam com a qualidade do que compramos. Nesta semana, na praia de Farol de São Tomé (RJ), foram apreendidas seis toneladas de camarão processado que estavam estocadas em condições insalubres. Auditores fiscais do Ministério da Agricultura desencadearam uma operação conjunta com agentes da Polícia Federal (PF), auditores fiscais do Trabalho e com a Vigilância Sanitária (VISA) de Campos.

De acordo com informações oficiais, na inspeção, foram identificadas condições inadequadas de processamento – o crustáceo era armazenado diretamente no chão, sem nenhuma condição de higiene e sem proteção contra vetores ou contaminantes. Além disso, também foi possível identificar presença de fezes de roedores sobre as embalagens do sal utilizado no processamento ilegal.

Já imaginou isso na sua mesa? Por isso, o processo e a fiscalização são tão importantes. Mas o que o você pode fazer? A orientação da Vigilância Sanitária é que o consumidor sempre adquira produtos de origem animal devidamente registrados, seja no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RJ), Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou no Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI). O consumo de alimentos clandestinos pode trazer sérios riscos à saúde.

Entenda a importância

Tanto na esfera municipal, estadual ou federal, os órgãos públicos mantêm normas e sistemas de controle que avaliam a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis (ou não comestíveis). O processo garante a segurança na hora do consumo, e essa validação está presente nos selos de inspeção, nas embalagens. Vamos entender agora para que servem e como identifica-los.

Os serviços de inspeção controlam a produção, manipulação, elaboração, transformação, manipulação e armazenamento desses produtos. Foram criados para inspecionar e fiscalizar todas as etapas do produto. Desta forma todos os estabelecimentos produtores, bem como seus produtos, precisam estar registrados no serviço de inspeção.

Vamos pensar em uma carne bovina, como exemplo, os cuidados produção começam desde da própria empresa, que precisa ter todas as licenças de funcionamento necessárias, seguindo pelo produto. Nesse caso, a carne para consumo é avaliada desde antes do abate (ante-mortem) seguindo todo o curso até depois do abate (post-mortem). “São muitas etapas, e elas são importantes para que o consumidor obtenha um produto seguro desde a produção até a comercialização”, explica Rafael Moura, coordenador do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE.

As inspeções, ante-mortem e post-mortem, previnem a contaminação e consequentemente a transmissão das zoonoses. “O interesse engloba tanto a saúde pública quanto aspectos sanitários e econômicos”, alerta Rafael. São fiscalizados: animais destinados ao abate; carne; pescado; ovos; leite e produtos das abelhas e derivados todos eles.

Conheça os selos para sua segurança na alimentação

No Brasil, possuímos os selos de inspeção federal, estadual, municipal e o de equivalência dos serviços (SISBI), sendo que cada um possui uma área específica de atuação, veja:

  • SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL (S.I.F.): produtos que podem ser produzidos e comercializados em todo o país e até exportados.
  • SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL (SIE): produtos que podem ser produzidos e comercializados somente entre os municípios do estado.
  • SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM): produtos que podem ser produzidos e comercializados somente no município.
  • SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO (SISB): equivalência dos serviços de inspeção estadual e municipal ao serviço federal (S.I.F.), em que os produtos podem ser produzidos e comercializados em todo país, mas não exportados.

Não tem diferença de qualidade no selo, mas de abrangência territorial. “Dependendo do produto, a logística precisa ser diferente, como o caso armazenamento no transporte, então é importante para a segurança esse controle”, conclui o especialista.

Saiba identifica-los

Você já deve ter visto este selo nas embalagens em marcados, seguem exemplos que podem ajuda-los na hora das gôndolas:

segurança_alimentação

Novas dicas

Além dos selos, valem outras dicas de segurança na hora da compra de produtos animais.

  • Embalagem: no caso de carnes embaladas, certifique-se que não há violação
  • Refrigeração: carnes refrigeradas e congeladas devem estar sob temperatura constante para conservar as propriedades e sabor da carne.
  • Data de validade: certifique-se que a data de validade seja posterior a do dia que pretende prepara-la, e nunca compre carne vencida. Entenda o perigo.
    Cor: as peças mais frescas são as com cor avermelhada, brilhante, sem manchas escuras ou esverdeadas.

Gostou do conteúdo? Saiba que a PROTESTE também está preocupada com a segurança dos produtos tanto na hora da escolha quanto no uso e por conta disso desenvolve inciativas para ajudar e garantir ao consumidor produtos de qualidade atestada.

Essa iniciativa ocorre através dos Selos PROTESTE que identificam os mais diferentes produtos e serviços de acordo com seus desempenhos em nossos testes sobre demanda ou comparativos. Ao avistar o selo na embalagem ou no ponto de venda, o consumidor pode ter a certeza de que está adquirindo um produto que respeita as normas e regulamentações do pais e entrega uma experiência segura e eficiente.

Com a PROTESTE seu consumo é mais consciente e seguro, venha conosco nessa luta pelos seus direitos!