Seu carro foi atingido por um cabo elétrico? Veja o que fazer para salvar sua vida

Seu carro foi atingido por um cabo elétrico? Veja o que fazer para salvar sua vida

Confira as dicas de segurança

Com as tempestades comuns no Brasil nesta época do ano, a queda de árvores pode derrubar a fiação dos postes, representando risco de choque elétrico para veículos que entrem em contato com cabos energizados.

Caso o seu caso seja atingido por um cabo elétrico, a primeira orientação é permanecer no interior do veículo até que a concessionária faça o desligamento da rede e o aterramento da área ao redor.

Se for necessário deixar o veículo devido a fumaça ou incêndio, a recomendação é sair com os dois pés juntos, sem tocar na parte externa do carro.

A carroceria metálica dos carros age como isolante devido ao fenômeno da “Gaiola de Faraday”, protegendo os ocupantes desde que não entrem em contato com superfícies metálicas no interior do veículo.

Ao caminhar em uma área com queda de cabos elétricos, mantenha as pernas afastadas, pois isso reduz a diferença de tensão entre cada perna, evitando a passagem de corrente pelo corpo e o risco de eletrocussão. Esse princípio é semelhante ao usado em desfibriladores e explica por que pássaros não são eletrocutados em cabos de alta tensão.

Veja o vídeo da Defesa Civil do Estado de São Paulo:

As informações são do UOL.