Uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano

Uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano

Segundo estudo da OMS, as maiores vítimas da morte devido o uso de bebidas alcoólicas são os homens

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3 milhões de pessoas morreram como resultado do uso nocivo de álcool em 2016. Ou seja, isso representa uma em cada 20 mortes. Mais de três quartos dessas mortes ocorreram entre os homens. No geral, o uso nocivo causa mais de 5% do ônus global da doença.

De todas as mortes causadas pelo álcool, 28% foram devido às lesões. Por exemplo, as causadas por acidentes de trânsito, autoflagelação e violência interpessoal. Já 21% foi devido a distúrbios digestivos. Outros 19% devido às doenças cardiovasculares. O restante devido às doenças infecciosas, cânceres, transtornos mentais e outras condições de saúde.

Mortes devido ao uso abusivo de álcool (dados da OMS)

Globalmente, é estimado que 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofram de perturbações do uso de álcool. Há maior prevalência entre homens e mulheres na região europeia (14,8% e 3,5%) e na Região das Américas (11,5% e 5,1%). Além disso, foi percebido que os transtornos por uso de bebidas alcoólicas são mais comuns em países de alta renda.

Quanto álcool as pessoas estão bebendo?

O consumo médio diário de pessoas que bebem é de 33 gramas de álcool puro por dia. Isso aproximadamente equivalente a dois copos (cada um de 150 ml) de vinho ou uma grande (750 ml) garrafa de cerveja.

Em todo o mundo, mais de um quarto (27%) de todos os jovens de 15 a 19 anos bebem. As taxas de consumo atual são mais altas entre os jovens de 15 a 19 anos na Europa (44%). Seguidas das Américas (38%) e do Pacífico Ocidental (38%). Uma vez que pesquisas escolares indicam que, em muitos países, o consumo começa antes dos 15 anos, com diferenças muito pequenas entre meninos e meninas.

Em suma, 45% do total de álcool registrado é consumido na forma de bebidas alcoólicas. A cerveja é a segunda bebida alcoólica em termos de consumo puro de álcool (34%) seguida de vinho (12%). Em todo o mundo, houve apenas pequenas alterações nas preferências de bebidas alcoólicas desde 2010.

+Leia também:
– Três métodos e 10 passos para parar de fumar
– Brasil assina acordo para redução de açúcar nos industrializados

Outros dados preocupantes:

  • O consumo de álcool causa morte e incapacidade relativamente cedo na vida. Na faixa etária de 20 a 39 anos, aproximadamente 13,5% do total de mortes são atribuíveis a bebidas alcoólicas;
  • Existe uma relação entre o uso nocivo do álcool e uma gama de transtornos mentais e comportamentais e outras condições não transmissíveis;
  • Há relação também entre o uso excessivo das bebidas alcoólicas e a incidência de doenças infecciosas, como a tuberculose e HIV;
  • Além das consequências para a saúde, o uso nocivo do álcool traz prejuízos sociais e econômicos significativos para os indivíduos e para a sociedade como um todo.

Qual a quantidade de álcool que uma pessoa pode ingerir?

De acordo com o o psquiatra Ronaldo Laranjeira, há um padrão de consumo que pode ser considerado de baixo risco. É o caso do adulto sem nenhuma doença, que bebe até duas doses de vinho por dia, ou dois copos de cerveja, ou uma dose de destilado. No etanto, na gravidez, uma dose diária de álcool é suficiente para intoxicar o feto.