Veja como reduzir os efeitos de agrotóxicos nos alimentos

Veja como reduzir os efeitos de agrotóxicos nos alimentos

Teste revelou que em 14% das amostras, os níveis de pesticidas estavam acima dos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil possuem aditivos químicos. Com esse número, o país alcançou o primeiro lugar na lista dos que mais utilizam essas substâncias e permanece nessa posição desde 2009. Saiba mais sobre os efeitos de agrotóxicos nos alimentos.

A PROTESTE acredita que tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população, o uso dos pesticidas deve ser reduzido.

Diante desta realidade, já em 2016, realizamos um teste com 30 amostras adquiridas em supermercados e feiras nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O teste revelou que em 14% das amostras, os níveis de pesticidas estavam acima dos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já 37% continham substâncias não autorizadas para o plantio de determinado tipo de alimento ou proibidas no Brasil (porque não tiveram sua segurança para a saúde comprovada).

Como nos dias atuais é difícil evitá-los por completo, a PROTESTE recomenda aos consumidores o consumo de alimentos orgânicos ou o cultivo de uma horta em casa.

Outra medida é identificar a presença excessiva dessas substâncias prejudiciais e retirá-las da camada mais externa da fruta, legume ou verdura adquiridos no supermercado.

Confira algumas medidas que podem ajudar:

Dê preferência às frutas e verduras da época

No período de safra, as frutas têm melhor qualidade nutricional, são mais frescas, têm mais sabor e são mais baratas.

Fora da estação adequada, é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenham recebido cargas maiores de agrotóxicos.

Descasque sempre

Como a oferta de frutas produzidas organicamente ainda não é satisfatória, procure sempre descascar as frutas, em especial frutas como pêssegos, nectarinas, peras e maçãs. Alguns resíduos de agrotóxicos ficam depositados nas cascas.

Lave bem as frutas e verduras

Em água corrente, coloque-as numa solução com vinagre (4 colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água), durante 20 minutos, ou numa solução com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de água) por 20 a 30 minutos.

Esses procedimentos podem reduzir, sobretudo, contaminações microbiológicas e uma pequena parte dos agrotóxicos de contato (que estão na casca).

Contudo, não há comprovação científica que esses procedimentos eliminem os resíduos de agrotóxicos.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE  e conheça nossos serviços.