Alimentos anti-inflamatórios: invista em uma dieta equilibrada

Alimentos anti-inflamatórios: invista em uma dieta equilibrada

Dieta saudável e livre de alimentos anti-inflamatórios é uma arma eficiente no combate à forma crônica da doença

Um pequeno corte ou uma picada de inseto pode causar incômodo quando o local inflama. Nesses casos, a área afetada incha, fica avermelhada e dói. Isso acontece quando o sistema imunológico detecta um agente invasor ou um tecido danificado e assim, o processo inflamatório é acionado para reparar o dano. Nesses casos, a inflamação (chamada de aguda) tem curta duração. Já a forma crônica é um pouco diferente. Ela começa da mesma maneira, mas pode durar meses ou anos. “Esse processo ocorre quando a resposta do sistema imunológico não consegue eliminar o problema. E pode ser ativado mesmo quando não há lesão ou doença aparente. O corpo permanece em alerta mesmo após a eliminação da ameaça inicial”, explica Fernanda Taveira, especialista PROTESTE. O problema é que a inflamação crônica pode atuar de forma silenciosa e com isso, ataca diversos órgãos. A boa notícia é que uma alimentação saudável , com base em alimentos anti-inflamatórios, livre de produtos industrializados, pode prevenir e tratar esse problema.

O tema está presente na edição 220, da revista PROTESTE e traz várias dicas de como incluir os alimentos anti-inflamatórios na dieta.  Uma alimentação balanceda pode evitar problemas inflamatórios em órgãos como coração e rins, ou até mesmo protegê-lo do desencadeamento de doenças sérias, como diabetes e hepatite. “A maior parte dos produtos processados, por exemplo, contém quantidades significativas de açúcares adicionados, sódio e gordura, que podem aumentar o colesterol LDL, o ‘ruim’. Então, é possível que o seu consumo excessivo gere um desequilíbrio da flora intestinal, levando a doenças inflamatórias intestinais”, afirma Fernanda. Fique atento ao que você come e as partes do corpo que podem ser afetadas por doenças associadas à inflamação crônica:

alimentos anti-inflamatórios

 

A PROTESTE

Atuamos há mais de 20 anos visando a conscientização do consumidor brasileiro sobre seus direitos, incluindo aqueles relacionados à saúde e alimentação.
A associação realiza testes comparativos com os principais produtos do mercado que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Nossos especialistas avaliam as principais características dos itens em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores.
Acompanhe sempre o MinhaSaúde para mais dicas para seu bem-estar.      Conheça, também, os blogs SeuDireito e ConectaJá para novidades sobre a lei nas relações de mercado e sobre tecnologia, respectivamente.