Saiba como cuidar da saúde do seu animal de estimação
Vacinas e cuidados com higiene são fundamentais para manter a saúde de seu animal de estimação. Fique atento aos calendários de vacinas
Ter um animal de estimação exige muitos cuidados especiais, principalmente em relação à saúde. A melhor forma de manter os bichinhos sempre saudáveis é por meio da prevenção. Por isso, é sempre importante estar atento às medidas que protegem os animais de doenças e demais complicações.
Vacinação é fundamental
Uma das medidas mais importantes é a vacinação. Não deixe de vacinar seu animal de estimação e, principalmente, de garantir que a vacina é de boa qualidade. O ciclo de vacinação para cães e gatos é primordial para a prevenção de doenças gravíssimas.
As vacinas foram responsáveis pela erradicação e controle de diversas doenças ao longo da história. Esta é a maneira mais segura de se evitar epidemias e contribuir para a saúde de toda a população animal.
Vale lembrar que as vacinas não são efetivas se o animal já contraiu determinada doença. Por isso, é importante obedecer o calendário de vacinação. Desse modo, é importante impedir que o seu pet tenha contato com outros animais ou faça passeios fora de casa enquanto não estiver vacinado.
Para os cachorros, o calendário funciona da seguinte forma:
- 6 a 8 semanas de vida: 1ª dose da vacina polivalente
- 12 semanas de vida: 2ª dose da vacina polivalente + Gripe canina + Giardíase
- 16 semanas de vida: 3ª dose da vacina polivalente + Reforço da Gripe canina e giardíase + Antirrábica (Raiva canina)
Já os gatos, devem ser vacinados de acordo com essas orientações:
- 6 a 8 semanas de vida: 1ª dose da vacina polivalente
- 12 semanas de vida: 2ª dose da vacina polivalente + Gripe canina + Giardíase
- 16 semanas de vida: 3ª dose da vacina polivalente + Reforço da Gripe canina e giardíase + Antirrábica (Raiva canina)
Para quem adota um animal adulto, o recomendado é visitar um veterinário. Dessa forma, o profissional poderá recomendar quais os procedimentos corretos com as vacinas. Após a autorização, não há problema em iniciar o ciclo de vacinação, mesmo que ele seja mais velho do que a idade recomendada.
Cuide da higiene de seu animal de estimação
Outro ponto importante para evitar doenças é manter a higiene dos animais de estimação em dia. A começar pelo banho, que previne o acúmulo de sujeiras que podem causar infecções graves. Além disso, dar banho no pet permite que você observe todo o corpo dele, garantindo a ausência de pulgas, carrapatos e até machucados e alergias na pele que podem ter passado despercebidos.
A higiene bucal também é de enorme importância para evitar tártaro e proliferação de bactérias por todo o organismo do animal. Por isso, escove os dentes de seu amigo de quatro patas com regularidade, utilizando escova e pasta de dentes próprias para animais.