Siga essas dicas e evite novas crises de rinite alérgica

Siga essas dicas e evite novas crises de rinite alérgica

Crises de rinite alérgica são uma das condições mais recorrentes do sistema respiratório e geralmente começam na infância

Congestão nasal, coriza, tosse, irritação no nariz, na garganta e nos olhos. Esses são alguns dos sintomas de quem tem rinite alérgica. Crises de rinite alérgica são uma das condições mais recorrentes do sistema respiratório e geralmente costuma ter início na infância.

Normalmente, as crises de rinite em crianças, além de incômodas, se tornam uma preocupação para os pais. E elas se agravam, principalmente, em climas mais frios.

Eventualmente, esses sintomas podem ser confundidos com os de um resfriado. No entanto, o resfriado pode causar febre baixa e momentânea e dura menos de uma semana.

A PROTESTE luta pelo acesso dos brasileiros à saúde com menores custos

Já as alergias, podem permanecer por mais tempo e são mais frequentes, pois ocorrem sempre que a criança se expõe aos alérgenos. Eles geralmente estão mais presentes nas estações mais frias, visto que nessa época é comum ficarmos mais tempo em locais fechados e com aglomeração de pessoas.

Além da poeira e dos ácaros, há outras substâncias que são gatilhos comuns e demandam atenção. Por isso, é preciso evitar ao máximo a exposição a agentes como mofo, fungos, pelos de animais, pólen, produtos de limpeza, inseticidas, fumaça de cigarro e perfumes.

Também existem medicamentos que aliviam os sintomas e até vacinas antialérgicas que servem para reduzir o nível de sensibilidade do paciente aos agentes desencadeantes.

Porém, é preciso ter atenção. É fundamental consultar um médico alergista para investigar a causa. O profissional também poderá fornecer as orientações e opções de tratamento mais adequadas para cada um.

+Leia também:
– Os mitos e as verdades sobre a asma
– Teste aponta os melhores umidificadores de ar
– Dicas e cuidados para quem tem rinite alérgica

No caso da vacina, por exemplo, existem contraindicações que levam em conta um exame criterioso do paciente. O ideal é evitar as crises com as medidas preventivas.

Como evitar crises de rinite alérgica

O site do dr. Drauzio Varella listou algumas dicas que ajudam a evitar as crises de rinite alérgica. Veja quais são:

  • A roupa de cama pode acumular muitos ácaros, por isso deve ser trocada e lavada semanalmente.
  • Evite usar tapetes, cortinas e outros objetos que concentrem pó
    facilmente.
  • Mantenha os ambientes bem arejados e expostos ao sol sempre que possível.
  • Utilize aspirador de pó e pano úmido para limpeza ao invés de vassoura e espanador.
  • Não deixe muitos bichos de pelúcia no quarto da criança.