Como tornar a pipoca ainda mais saborosa e saudável

Como tornar a pipoca ainda mais saborosa e saudável

Alimento é rico em fibras e dá a sensação de saciedade, além de melhorar o funcionamento intestinal

Saborosa e versátil, a pipoca é um lanche que agrada a todos e que cai bem em qualquer momento. Além de ser prática e fácil de fazer, também pode ser uma opção saudável para o lanche.

Por ser rica em fibras, o alimento dá a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal. A pipoca possui, ainda, polifenóis, antioxidantes que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, os riscos de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol.

Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, presentes principalmente na casca. Como podem ver, não faltam motivos para escolher a pipoca como o lanche ideal.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de preparar o alimento. Dependendo da quantidade de sal e dos ingredientes utilizados, o lanche saudável se transforma em uma porção de calorias, cheia de açúcar, gordura, sódio e aditivos.

É preciso ainda ter atenção com as versões industrializadas para micro-ondas e com a pipoca vendida no cinema. Elas devem ser evitadas, pois contêm conservante e sódio em excesso, além de serem extremamente calóricas.

A pipoca feita em casa pode ser saborosa e é a versão mais saudável. A PROTESTE dá dicas para quem quer apostar nessa opção.

Veja a seguir uma receita saudável e fácil de fazer, além de uma lista de opções para adicionar mais sabor e nutrientes a esse alimento.

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de milho para pipoca
  • 3 colheres de sopa de água filtrada

Modo de preparo

No micro-ondas: coloque os ingredientes em um recipiente alto – de preferência de vidro – e tampado. Para tampar, você pode usar um filme plástico e fazer furos com um garfo, ou utilizar prato maior que o recipiente.

O tempo vai variar de acordo com a potência do microondas, mas em geral, esse processo leva cerca de 4 a 5 minutos.

Lembre-se de interromper o processo quando os estouros da pipoca começarem a ficar mais espaçados, assim você evita de queimar as que estouraram primeiro.

Por fim, não se esqueça de usar uma luva ou pano grosso para remover o recipiente do forno.

Na panela

Coloque os ingredientes, acrescentando uma colher de chá de azeite de oliva extravirgem. Leve ao fogo tampado e mexa, para não queimar.

Temperos

Uma forma de variar a pipoca tradicional é abusando dos temperos. É possível utilizar diferentes ingredientes que vão adicionar sabor, sem prejudicar a saúde.

Salgada: Ao servir, salpique por cima com um mix de ervas desidratadas, como orégano, tomilho, alecrim e salsinha. Outras opções são o açafrão, pimenta do reino ou gengibre a gosto. A utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

Versão doce: Adicione canela ou raspas de laranja antes dos grãos estourarem ou salpique chocolate amargo antes de servir a pipoca.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.