Diabetes e hipertensão: juntas, são mais perigosas

Diabetes e hipertensão: juntas, são mais perigosas

Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta para a necessidade da redução da pressão arterial em pacientes diabéticos

Diabetes e hipertensão são dois dos males de saúde que mais atingem o brasileiro. Juntas, elas são mais perigosas ainda. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os benefícios do tratamento antihipertensivo tem maior magnitude em pacientes com diabetes melito.

Segundo artigo publicado no site da instituição, a presença da hipertensão arterial e diabetes melito associados potencializam os riscos para incidência de doença cardiovascular aterosclerótica. Estudos demonstraram associação direta entre a pressão arterial e o risco de acidente vascular encefálico (AVC), doença arterial coronariana e morte prematura.

Sendo assim, a diminuição da pressão arterial com medicamentos diminui a incidência de morte por problemas no coração. No entanto, o risco de complicações cardíacas ainda é maior do que comparada à população normal. Agende uma consulta com um cardiologista com nosso Serviço Saúde.

Conclusão

Os estudos em pacientes hipertensos, comparados com hipertensos diabéticos, sugerem o uso de medicamentos para redução da pressão para níveis menores do que 13 por 8 (130/85mmHg) ou 12,5 por 7,5 (125/75mmHg).  Nos testes realizados, pacientes com diabete melito nos quais a pressão arterial foi reduzida para níveis abaixo de 90 mmHg tiveram redução de problemas cardiovasculares, incluindo infarto.

Além disso, o estudo verificou redução de eventos de morte com tratamentos que objetivavam redução da pressão arterial para níveis inferiores a 15 por 8 ou 18 por 10. Por isso, tanto a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Internacional de Hipertensão recomendam reduzir a pressão arterial de pacientes diabéticos com níveis superiores a 13 por 8 (130/85mmHg).