Espumantes: 8 dicas para comprar e armazenar

Espumantes: 8 dicas para comprar e armazenar

Confira as dicas que reunimos para você acertar na compra e também armazenar corretamente as garrafas para manter o sabor e qualidade do produto

Tradicionalmente, os espumantes são as bebidas preferidas para comemorar as festas de fim de ano. Confira dicas fundamentais que reunimos para você acertar na hora da compra e também evitar problemas na hora de armazenar os garrafas em casa:

1 – Considere clima e luminosidade

Ao comprar seu espumante, prefira adquirir as bebidas em estabelecimentos que tenham climatização adequada. A bebida deve estar armazenada em local onde esteja protegido da luz.

2 – Observe o rótulo

Saiba ainda que palavras como Reserva ou Super Reserva, quando estampadas no rótulo, nem sempre são garantia de qualidade.

3 – Nível do líquido é importante

Observe o estado da garrafa. O nível de líquido não deve estar abaixo do normal. Leia o rótulo para ter certeza da bebida que está levando para casa. Caso contrário, você pode estar em busca de um espumante Brut, que é mais seco e, por descuido, acabar adquirindo um doce.

4 – Evite guardar em locais úmidos

Para armazenar o espumante, é importante que o local seja bem ventilado e seco. A umidade tende a provocar bolores capazes de danificar rótulos e rolhas.

5 – Não deixe armazenado por muito tempo

O ideal é não deixar o espumante estocado por muito tempo. Compre só o número de garrafas que pretende consumir. Isso porque, se armazenado por muito tempo, o espumante pode ter sua qualidade comprometida.

6 – Evite colocar no congelador

Para gelar a bebida, coloque a garrafa em um recipiente com água e gelo por um período entre 15 e 20 minutos. Outra opção é deixar a bebida na geladeira de três a quatro horas antes de servir. Evite colocar a garrafa no congelador, pois, caso esqueça-se de retirar, há a chance dela estourar.

7 – Nunca rode a rolha para abrir a garrafa

Na hora de servir, incline a garrafa ligeiramente e retire a argola da armação, em arame, que segura a rolha. Retire a película que envolve a rolha juntamente com a armação em arame. Pegue a garrafa com uma mão. Com a outra, segure a rolha e rode a garrafa: jamais rode a rolha, pois ela pode se partir.

8 – Use taças estreitas para servir

Use taças para servir. O formato alto e estreito permite ver a corrida das bolhas e torna a perda de gás mais difícil. Para evitar que a espuma transborde, encha-as só até pouco mais da metade. Depois é só brindar e degustar a bebida.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.