Por que cuidar da saúde bucal é tão importante

Por que cuidar da saúde bucal é tão importante

O comprometimento da saúde bucal pode prejudicar outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é importantíssima. Pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. Assim, incluir ações simples na rotina é a forma ideal para manter uma boa saúde bucal.

Controlar a ingestão de alimentos doces é uma das opções. Além disso, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir. É importante também utilizar uma escova de dente de tamanho adequado e com cerdas macias, além de creme dental com flúor.

Além disso, quem usa aparelho ortodôntico deve se preocupar ainda mais com a limpeza dos dentes, gengiva e o uso do flúor, pois ele retém muitos resíduos de alimentos. Uma forma de complementar a higiene bucal é passando o fio dental entre todos os dentes e fazendo consultas periódicas ao dentista. Agende uma consulta com nosso serviço Saúde.

Na hora de fazer a escovação, é importante ficar atento para saber se existem lesões ou feridas. Entre as lesões, destacam-se manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas. Elas aparecem na língua, bochecha, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta. Sendo assim, as lesões mais comuns são:

Cárie

Desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão excessiva de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca.

Mau hálito

Mau cheiro provocado por higiene bucal inadequada; gengivite; ingestão de certos alimentos, como alho e cebola; consumo de tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas, como câncer, diabetes, problemas no fígado e rins.

Gengivite

Inflamação da gengiva provocada pelo acúmulo de placa bacteriana, que é uma película composta por bactérias que colonizam a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza.

Tártaro

É o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Em conclusão, indivíduo com mais de 40 anos de idade, que é ou foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, ao encontrar alguma lesão bucal deve procurar um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado no início, ele pode ser curado com mais facilidade.