Já pensou em comer as cascas dos alimentos?

Já pensou em comer as cascas dos alimentos?

Cascas, talos e sementes podem ser aproveitados nas receitas, além de serem repletos de nutrientes

O que você costuma fazer com as cascas, sementes e talos dos alimentos? Se você respondeu que joga fora, saiba que está fazendo errado. A verdade é que quase tudo que é descartado no pré-preparo das refeições pode ser aproveitado nas receitas, além de serem repletos de nutrientes.

Segundo o livro, “Na cozinha com frutas, legumes e verduras”, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando consumimos integralmente um alimento, estamos aproveitando-o como um todo, sem desperdiçar nada. Ou seja: está liberado comer da semente até o talo.

Mas qual a vantagem de aproveitar as cascas dos alimentos?

Os especialistas afirmam que as cascas, os talos e até as sementes concentram grandes quantidades de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes essenciais para a saúde e para a prevenção de doenças.

De acordo com a nutricionista do Ministério da Saúde, Nadia Amore, as cascas e sementes geralmente são grandes fontes de fibra e costumam conter os mesmos nutrientes que o alimento em si. As fibras têm um papel fundamental para o funcionamento do o trato gastrointestinal, que são os órgãos que compõem o sistema digestivo. É por isso que sempre ouvimos a recomendação de tomarmos suco sem coar ou comer a fruta in natura.

Além disso, essa mudança de hábito ainda faz bem para o planeta, pois reduz o lixo produzido diariamente e otimiza o consumo dos alimentos. A conclusão final de tudo isso é que todo mundo sai ganhando!

cascas
Vitaminas e serotonina

Outra boa notícia é que a casca de banana, contém triptofano, que é parte componente do hormônio serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Outra fruta que pode ser muito benéfica é melancia. Sua casca e semente fornecem licopeno, que está associado à prevenção do câncer de próstata.

Já a casca e o bagaço da laranja são fontes de vitamina C, um poderoso antioxidante. Enquanto que a casca do abacaxi, além das fibras e da vitamina C, contém a enzina bromelina, que auxilia a digestão de proteínas.

E os nutrientes não acabam por aí. Outro exemplo é a casca da abóbora, que contém betacaroteno, antioxidante que reduz o risco para doenças cardiovasculares e câncer. Já as sementes contêm zinco, magnésio, potássio, ferro e outros nutrientes, que em alguns estudos têm sido associados à proteção da próstata, alívio dos sintomas da menopausa e diminuição da ansiedade e insônia.

Para quem gosta de batata rústica, saiba que a casca de batata inglesa contém fibras, potássio, ferro, zinco e vitamina C, sendo estes dois últimos relacionados ao bom funcionamento do sistema imunológico.

Por fim, a nutricionista comenta que os talos de hortaliças também são cheios de nutrientes. Alimentos como couve, brócolis e agrião são ricos em fibras, vitaminas e minerais, em especial cálcio e magnésio, associados à boa manutenção de ossos e dentes.

Agora você já sabe: nada de jogar fora as cascas, sementes e talos dos alimentos!