Remédios à base de Cannabis liberados: conheça os usos

Remédios à base de Cannabis liberados: conheça os usos

Substância pode ser eficaz para o tratamento de diversas doenças, saiba mais sobre os usos medicinais da Cannabis e seus efeitos benéficos

A Anvisa aprovou por unanimidade a regularização de medicamentos à base de Cannabis. A decisão foi anunciada nessa terça-feira, 3 de dezembro, e passará a valer 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União, que deve ocorrer nos próximos dias.

Em comunicado, a agência reguladora afirmou que as empresas não devem abandonar as suas estratégias de pesquisa para comprovação de eficácia e segurança das suas formulações. “Pelo atual conhecimento estamos diante de uma situação em transição regulatória, uma vez que as propostas para os produtos derivados de Cannabis se assemelham às mesmas estratégias terapêuticas de um medicamento”, ressaltou o órgão.

Pelo atual conhecimento estamos diante de uma situação em transição regulatória, uma vez que as propostas para os produtos derivados de Cannabis se assemelham às mesmas estratégias terapêuticas de um medicamento.

Ainda segundo a Anvisa, o desafio para regulamentar o tema foi o de encontrar uma forma para garantir o acesso, pela via da assistência farmacêutica, assegurando um mínimo de garantia para os usuários dos produtos, seja no sentido de eficácia (efeitos maiores e melhores do que aqueles advindos das terapias disponíveis) e segurança (mínimo de conhecimento que permita dizer quais as potenciais adversidades dos produtos.

O regulamento aprovado exige ainda, para fins de fabricação e comercialização, além da autorização de funcionamento específica, o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), que é emitido pela Anvisa. Com isso, as empresas terão obrigação de manter um conjunto de dados e informações técnicas sempre atualizados, que comprovem a qualidade, os limites de especificação e métodos de controle de qualidade. Assim como devem realizar estudos de estabilidade e relatórios periódicos de avaliação de uso.

medicamentos cannabis
Saiba mais sobre os medicamentos à base de Cannabis

O Canabidiol é a substância química encontrada na Cannabis. Estudos indicam que ela é capaz de melhorar mal de Parkinson, fibromialgia, glaucoma e distúrbios do sono. Outra utilização é no controle das náuseas e dos vômitos associados à quimioterapia.

A Cannabis pode ser eficaz nos seguintes tratamentos:

– Crises epilépticas e convulsivas

– Doença de Huntington

– Doença de Parkinson

– Esclerose múltipla

– Esquizofrenia

– Mal de Alzheimer

– Síndromes CDKL5 e de Dravet