Três métodos e dez passos para parar de fumar: escolha o seu

Três métodos e dez passos para parar de fumar: escolha o seu

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer época da vida, mesmo que a pessoa já tenha alguma doença causada pelo cigarro; saiba como

Abandonar o cigarro não é uma tarefa fácil. O tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência física – e que está relacionada ao agravamento de várias outras doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como o câncer. Assim sendo, o primeiro passo para parar de fumar é ter determinação e escolher uma data para ser o primeiro dia sem cigarro. De preferência, hoje.

“Este dia não precisa ser um dia de sofrimento, pode ser uma ocasião especial. Após a escolha do grande dia, é importante definir como se dará a parada”, orienta Andréa Reis Cardoso, técnica da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), segundo matéria publicada no Portal Saúde Brasil, do Ministério da Saúde. Diante disso, conheça três métodos para parar de fumar e faça sua escolha:

Parada abrupta

É quando se para de fumar de uma hora para outra, cessando totalmente o uso de cigarro. Em outras palavras, se consumir um maço por dia, a parada abrupta é fumar o maço usual hoje e nenhum cigarro amanhã.

Parada gradual por redução

É quando se reduz gradualmente o número de cigarros diários até parar em definitivo. Por exemplo, um indivíduo que costuma fumar 20 cigarros por dia, se programa para deixar de fumar em 4 dias, diminuindo 5 cigarros por dia. No primeiro dia da programação reduzirá para 15, depois 10, 5 e zero.

Parada gradual por adiamento

É quando se adia o horário do primeiro cigarro do dia até parar. Por exemplo, uma pessoa que está acostumada a acender o primeiro cigarro do dia às 8h, se programa para deixar de fumar em oito dias, adiando em 2 horas o primeiro cigarro do dia. No primeiro dia da programação, o primeiro cigarro será aceso às 8h. Às 10h no segundo dia, às 12h no terceiro, e assim por diante. No oitavo dia, tem que acordar e não acender mais nenhum cigarro, porque é o dia da parada.

Os dez passos

Além dos três métodos acima, há também um passo a passo para ajudar a atingir o objetivo. Eles funcionam de forma complementar aos três métodos:

10 passos para parar de fumar: Tenha determinação; Marque um dia para parar ; Corte gatilhos do fumo; Escolha um método ; Encontre substitutos saudáveis; Livre-se das lembranças do cigarro ; Encontre apoio de amigos e familiares ; Escolha a melhor alimentação; Procure apoio médico; Troque experiências em um grupo de apoio

Buscando Ajuda

“Quem fuma sofre de dependência química”, explica Andréa. “Ou seja, é alguém que, ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, que podem impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco”.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta tratamento gratuito aos dependentes da nicotina como parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Ligue para o número 136 e se informe em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o serviço está disponível.

Na fase inicial, é melhor evitar lugares com muitos fumantes até que você se sinta fortalecido. Mas mantenha seus prazeres e lazeres – só que sem cigarro.

Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.