Procedimentos estéticos: cuidado ao contratar

Procedimentos estéticos: cuidado ao contratar

Mais um caso envolvendo uma clínica clandestina de procedimentos estéticos veio à tona; conheça os riscos e contrate apenas profissionais habilitados.

Duas mulheres, se passando por médicas, foram presas em flagrante, pela Delegacia do Consumidor do Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro. Nenhuma delas tinha formação adequada e os procedimentos estéticos eram realizados em um apartamento, onde funcionava uma clínica clandestina, sem qualquer infraestrutura.

Lá, elas aplicavam metacril, um polímero plástico utilizado para o preenchimento de rosto e corpo, em pessoas interessadas em melhorar a aparência – vale explicar que o produto é aprovado pela Anvisa, apenas para uso em pequenas quantidades. Se injetada em grandes quantidades, há risco de a substância atingir algum vaso sanguíneo, chegando ao coração e ao pulmão, o que pode causar um quadro grave de tromboembolia pulmonar.

O uso de metacril é indicado em casos de ossos fraturados – como em quadros de osteoporose, para fraturas da coluna vertebral e fixação de próteses dentárias. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBC) não recomenda sua utilização com finalidade estética.

Não é a primeira vez que isso acontece. Há poucos anos, o caso do “Dr. Bumbum” ficou bastante conhecido pelo mesmo motivo. Aliás, as falsas médicas foram presas pela segunda vez (a primeira foi em 2018), o que indica que sua prática não é recente. Mas, por que tantas pessoas recorrem a procedimentos realizados em clínicas clandestinas?

Pesquise a clínica e os profissionais

A resposta à pergunta acima pode ser desconhecimento. Muitos dos clientes dos falsos médicos são angariados em redes sociais. Além disso, os preços praticados também costumam ser mais atrativos do que em clínicas convencionais. cirurgiao“Porém, é fundamental que o consumidor sempre desconfie e procure informações antes de se submeter a qualquer procedimento”, orienta Pryscilla Casagrande, coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE. O uso de metacril, além de não indicado para procedimentos estéticos, é bastante perigoso. A substância pode migrar de posição, ulcerar, machucar a pele e se tornar um ambiente propício para infecção. Na grande maioria das vezes, quando tais problemas aparecem, é difícil a resolução do quadro sem a retirada do produto, e maiores complicações podem levar o paciente a óbito

Por isso, Pryscilla recomenda alguns cuidados antes de escolher um profissional e uma clínica para realizar procedimentos estéticos:

  • pesquise a especialização do profissional na página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBC);
  • evite procedimentos estéticos utilizando metacril, pois o risco é muito grande e a própria SBC não recomenda seu uso. Existem outras substâncias mais adequadas para preenchimento;
  • verifique se o médico tem um cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina;
  • lembre-se de que intervenções estéticas ou cirúrgicas nunca podem ser realizadas em ambiente residencial. É necessário que o local tenha infraestrutura para atender eventuais complicações, além de condições de higiene adequadas.

 

RECLAME AGORA arrow_right_alt