Quantas calorias queimamos com os exercícios?

Quantas calorias queimamos com os exercícios?

O recomendado é que os adultos pratiquem pelo menos algo entre 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana

As atividades físicas são capazes de promover grandes mudanças no corpo e na mente. A prática de exercício contribui para amenizar o estresse, melhorar a auto estima e a qualidade de sono, e diminuir os sintomas de depressão e da ansiedade. Além disso, manter o corpo ativo auxilia a ter uma boa pressão arterial e reduza o risco de doenças cardíacas e derrames. Outra vantagem é que o corpo queima calorias com os exercícios, o que pode ajudar a manter um peso saudável.

Por isso, o recomendado é que os adultos pratiquem pelo menos algo entre 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana, o que dá uma média de duas vezes por semana. Já para crianças de seis a 17 anos, o ideal é que realizem uma hora ou mais por dia de atividade aeróbica e também que fortaleçam músculos e ossos.

Como o corpo queima calorias com os exercícios?

São muitas as opções para quem deseja praticar atividades aeróbicas. Caminhadas, corridas, dança, futebol e outros esportes são apenas alguns exemplos. As atividades de fortalecimento ósseo também podem ser aeróbicas, como correr, pular corda e jogar basquete ou ajudar a fortalecer músculos, como ginástica.

A quantidade de calorias queimadas com os exercícios vai variar de acordo com a intensidade da atividade física. Mas você sabia que indivíduos que pesam mais geralmente queimam calorias mais rapidamente do que aqueles que pesam menos?

Para que tenhamos uma ideia de quantas calorias perdemos quando praticamos exercícios, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças fornecem algumas estimativas.

Veja abaixo:

  • Ciclismo: de 290 a 590 calorias
  • Basquete: 440 calorias
  • Corrida vigorosa: 590 calorias
  • Caminhada: de 280 a 460 calorias
  • Caminhadas: 370 calorias
  • Natação estilo livre: 510 calorias

Se você quiser obter mais informações sobre como a atividade física afeta suas necessidades nutricionais, marque uma consulta com um nutricionista (RDN) registrado. Também opte sempre por praticar exercícios com acompanhamento profissional. Somente ele saberá indicar quais as melhores atividades para sua necessidade.

A PROTESTE também oferece a seus associados um serviço de consultoria nutricional. Conheça.