Quiz: saiba como sua alimentação afeta os níveis de estresse

Quiz: saiba como sua alimentação afeta os níveis de estresse

Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com o funcionamento cerebral, por isso eles influenciam nossa qualidade de vida

As mudanças no estilo de vida nas grandes cidades interferem na qualidade de vida da população que mora nesses locais. O excesso de preocupações, que vão desde o transporte para chegar ao trabalho até a segurança nas ruas, influenciam no humor das pessoas que circulam por esses espaços. Além disso, estresse e alimentação também estão relacionados.

Os alimentos que escolhemos comer interferem nos processos cerebrais e, consequentemente, no nosso humor. Saiba quando o estresse se torna um problema e descubra como ele impacta sua vida.

O que é estresse?

É um estado de alerta natural que surge quando vivenciamos uma situação de perigo ou preocupação. Essa reação provoca alterações físicas e emocionais no nosso corpo e, apesar disso, ela é muito importante para nossa evolução e ajuda a lidar com novas situações.

Respiração acelerada e batimentos cardíacos fortes são dois sintomas comuns do estresse causados pela liberação de dois hormônios: adrenalina e cortisol. Eles contribuem para manter nosso corpo em estado de alerta, conhecido como “reação de luta ou fuga”.   

Estresse e alimentação

Você sabia que os alimentos que ingerimos estão diretamente relacionados com a estrutura e função do nosso cérebro? Por isso, uma dieta rica em opções gordurosas e açúcares pode afetar o humor e, consequentemente, nossos níveis de estresse. Esses alimentos também estão relacionados ao agravamento da depressão e ansiedade, além de outros problemas de saúde como diabetes e hipertensão.

O excesso de radicais livres podem levar a um processo inflamatório crônico e, assim,  causar lesões cerebrais. O intestino possui mais de 500 espécies de bactérias, boa parte delas envolvidas com o funcionamento do órgão.  Quando estes microorganismos não são nada amigáveis podem levar a diversas consequências, como a ansiedade e depressão, por exemplo. Isso acontece por causa do eixo intestino-cérebro, reforçando a relação entre estresse e alimentação. 

Esse tipo de situação  está  associada ao baixo consumo de fibras, probióticos e ao excesso de gordura saturada, açúcares e álcool. 

Problemas causados pelo estresse

O estresse excessivo pode estar relacionado ao surgimento de alguns problemas de saúde, como hipertensão, problemas de pele, insônia, ansiedade e depressão, explica a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. As substâncias liberadas por essa reação, cortisol e adrenalina, causam uma série de consequências em nosso corpo quando liberadas em excesso. Por isso, é necessário dar atenção para esses sintomas e procurar um médico, caso seja necessário.

Também é importante levar em consideração os hábitos alimentares que estão diretamente relacionados ao funcionamento do cérebro. A qualidade dos alimentos que ingerimos e a saúde do nosso intestino podem alterar o funcionamento do órgão e causar o estresse oxidativo. Vale destacar que esses indicadores também estão associados ao surgimento de outras doenças, por isso a importância do tema.

Descubra como estão seus hábitos alimentares com o nosso quiz e saiba como eles afetam os níveis de estresse. 

Conheça o seu nível de estresse com o quiz da PROTESTE

Faça o cadastro abaixo para realizar o quiz

Preencha o formulário abaixo e em seguida você será redirecionado para o quiz.


    Você costuma passar da alegria para a sensação de desânimo com muita facilidade?
    Sim
    Não
    Às vezes

    Correto!

    Errado!

    Você consegue identificar o motivo do seu mau humor sempre que se vê estressado?
    Não
    Sim
    Às vezes

    Correto!

    Errado!

    Com que frequência você consome refrigerantes, café, tabaco e/ou álcool?
    Todos os dias
    Nunca
    2 a 3 vezes por semana

    Correto!

    Errado!

    Com que frequência você consome verduras e frutas?
    Não como frutas e verduras
    Todos os dias
    2 a 3 vezes por semana

    Correto!

    Errado!

    Você tem dificuldade para dormir bem e descansar durante a noite?
    Sim
    Não
    Às vezes

    Correto!

    Errado!

    Sua dificuldade de dormir em geral acontece quando:
    Todos os dias
    Nunca. Não tenho dificuldade em dormir
    Saio da rotina, como fora, quando estou estressado (a) ou com problemas no dia a dia

    Correto!

    Errado!

    Você sente algum desconforto digestivo, como queimação no estômago?
    Sim
    Não
    Às vezes

    Correto!

    Errado!

    Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !

    Subscribe to see your results

    Simulador de Estresse

    %%personality%%

    %%description%%

    But I'm also %%personality%%

    %%description%%

    Loading...

     

    Mantenha-se informado com a PROTESTE

    Conheça o blog MinhaSaúde para aprender dicas de alimentação, saúde e bem-estar. Nossos especialistas explicam temas que impactam na vida dos consumidores, como dicas de prevenção de doenças, sugestões de cardápios equilibrados e como escolher as melhores opções do mercado.

    A PROTESTE, maior associação de defesa do consumidor da América Latina, tem o compromisso de levar conhecimento de qualidade para o consumidor a partir de artigos explicativos e diversos serviços. Visite nosso site