Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Segurança do fogão exige cuidado e atenção

Com relação à segurança do fogão, órgãos competentes estabelecem um maior número de conformidades para a fabricação do eletrodoméstico, como a retirada da tampa de vidro. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o fogão é o produto com maior índice de ocorrência de acidentes domésticos, responsável por 15% dos registros.

No momento da compra, vários itens precisam ser avaliados pelo consumidor, desde a segurança térmica, que observa riscos de queimaduras nas laterais e painéis, até a segurança mecânica, que analisa possíveis tombamentos e falhas em outras conexões.

Também precisa ser levada em conta a liberação do monóxido de carbono (CO) durante o seu uso. Além disso, outro ponto que chama a atenção do mercado – é a tampa do fogão. O Inmetro prevê uma série de reavaliações no eletrodoméstico, e essa é uma delas.

Tampa deve ser eliminada

Em vários lugares do mundo, a tampa do fogão já foi eliminada, e o Brasil deverá seguir o mesmo caminho. A nova regulamentação fará parte da alteração das normas padronizadas no Mercosul. Assim que a portaria for publicada, os fabricantes terão 12 meses para adaptar produção e estoques. Assim, visa aumentar a segurança do fogão.

As grades das bocas e as internas do forno também devem passar por mudanças, e o aparato incluirá dispositivos de fixação, evitando, assim, tombamentos e deslizamentos. 

Cuidados no dia a dia

Mas enquanto a nova lei não vigora, é bom ter cuidado tanto com a tampa quanto com outras práticas na rotina de um dos maiores protagonistas da arte de cozinhar. Confira!