Aprenda como preparar o bacalhau e manter o sabor do peixe

Aprenda como preparar o bacalhau e manter o sabor do peixe

Preparar o bacalhau ideal requer alguns cuidados apesar de ser um prato bastante versátil; veja as dicas preparadas pela PROTESTE

Além de muito saboroso, o bacalhau é um peixe versátil e que pode ser preparado de diferentes maneiras. Porém, para manter o sabor e a consistência ideais, é necessário estar atento a alguns detalhes. Uma das recomendações, por exemplo, é evitar ferver o peixe, pois isso prejudica o paladar. No caso de receitas ao forno, o ideal é que seja feito um pré-cozimento do bacalhau.

Confira outras dicas da PROTESTE para não errar no preparo:

  • Antes de tudo, calcule a quantidade. Para uma refeição, são necessários 150g para 250g de bacalhau por pessoa
  • Retire a pele quando o peixe ainda está salgado e seco: levante-a em uma das extremidades e retire-a firmemente. Também é possível fazer isso após o cozimento. Já as espinhas, devem ser removidas ao desfiar o bacalhau, ainda salgado e seco, ou depois do cozimento.
  • Exceto indicação da receita, não ferva o bacalhau, pois isso prejudica o paladar e resseca o peixe. Prepare-o sempre em fogo brando e reserve o caldo (a água do cozimento) para cozinhar as batatas ou o arroz de acompanhamento.
  • Caso o bacalhau seja preparado ao forno ou na brasa, faça um pré-cozimento. Para isso, coloque o peixe em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos.
  • Para intensificar o gosto do bacalhau, tempere-o com azeite e ervas ou imerso em leite e deixe descansar por pelo menos duas horas.
  • Compre complementos, como azeite de oliva, batatas e azeitonas de qualidade, pois eles também influenciam no sabor do bacalhau.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.