Aprenda como preparar o bacalhau e manter o sabor do peixe

Aprenda como preparar o bacalhau e manter o sabor do peixe

Preparar o bacalhau ideal requer alguns cuidados apesar de ser um prato bastante versátil; veja as dicas preparadas pela PROTESTE

Além de muito saboroso, o bacalhau é um peixe versátil e que pode ser preparado de diferentes maneiras. Porém, para manter o sabor e a consistência ideais, é necessário preparar o bacalhau atento a alguns detalhes. Uma das recomendações, por exemplo, é evitar ferver o peixe, pois isso prejudica o paladar. No caso de receitas ao forno, o ideal é que seja feito um pré-cozimento.

Confira outras dicas da PROTESTE para não errar no preparo do bacalhau:

  • Antes de tudo, calcule a quantidade. Para uma refeição, são necessários 150g para 250g de bacalhau por pessoa
  • Retire a pele quando o peixe ainda está salgado e seco: levante-a em uma das extremidades e retire-a firmemente. Também é possível fazer isso após o cozimento. Já as espinhas, devem ser removidas ao desfiar o bacalhau, ainda salgado e seco, ou depois do cozimento.
  • Exceto indicação da receita, não ferva o bacalhau, pois isso prejudica o paladar e resseca o peixe. Prepare-o sempre em fogo brando e reserve o caldo (a água do cozimento) para cozinhar as batatas ou o arroz de acompanhamento.
  • Caso o bacalhau seja preparado ao forno ou na brasa, faça um pré-cozimento. Para isso, coloque o peixe em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos.
  • Para intensificar o gosto do bacalhau, tempere-o com azeite e ervas ou imerso em leite e deixe descansar por pelo menos duas horas.
  • Compre complementos, como azeite de oliva, batatas e azeitonas de qualidade, pois eles também influenciam no sabor do bacalhau.

Gostou das dicas para preparar o bacalhau? Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre alimentação. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.