Cafeína: qual a quantidade ideal para ser consumida diariamente?
Saiba qual o limite dos seus cafezinhos diários
Não é novidade o uso da cafeína como um estimulante para reduzir cansaço. O problema está no consumo em excesso, afinal, nosso organismo tem a tendência a se habituar com a quantidade ingerida e, a partir daí, começar a exigir por doses maiores para ter o mesmo efeito.
Além disso, o consumo em demasia pode causar problemas para a saúde como irritabilidade, dor de estômago e insônia.
Qual é a quantidade ideal de cafeína por dia?
Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg por quilo de peso corporal. Confira a recomendação máxima por dia:
- 4 xícaras de café fresco (225 ml).
- 10 latas de refrigerantes de cola.
- 4 até 5 latas de bebidas energéticas.
Crianças podem tomar café?
Para as crianças os efeitos no organismo são ainda piores e o uso não é recomendado. E para os adolescentes é indicado limitar-se a 100 mg de cafeína por dia.
Prova disto foi um caso recente de overdose de cafeína em um estudante americano de 18 anos. O rapaz foi encontrado morto em casa e um pó branco encontrado no local foi identificado como cafeína. E a autópsia encontrou mais de 70 microgramas da substância por mililitro de sangue e a quantidade normal para uma pessoa que costuma beber café seria entre 3 a 5 microgramas.
Problemas do uso excessivo de cafeína
Mesmo entre os adultos o uso excessivo de cafeína pode causar efeitos colaterais desagradáveis. E não é uma boa opção para pessoas altamente sensíveis aos seus efeitos. E ainda, o uso exagerado durante o dia – mais de 500 a 600 mg por dia ou cerca de 6 xícaras de 225ml – pode causar os seguintes efeitos:
- Insônia.
- Nervosismo.
- Inquietação.
- Irritabilidade.
- Dor de estômago.
- Batimento cardíaco rápido.
- Tremores musculares.
Os casos de overdose, ou dose letal, poderiam ocorrer após o consumo de 10 g, correspondentes as quantidades abaixo:
- 17 litros de café forte.
- 270 latas de refrigerante.
- 100 latas de bebida energética
E no caso do consumo de cafeína em excesso os possíveis sintomas são:
- Dificuldade para respirar.
- Confusão mental.
- Convulsões.
- Diarreia.
- Tontura.
- Alucinações.
- Aumento da sede.
- Arritmia cardíaca.
- Espasmos musculares.
- Taquicardia.
- Vômitos.
Suplementos alimentares com cafeína
Muitos suplementos alimentares para atletas contêm cafeína e a maioria das pessoas não terá problemas em consumi-los desde que sigam a recomendação máxima diária. Porém, é normal esquecer-se de calcular a cafeína ingerida em outros alimentos ao longo do dia e que podem ajudar a ultrapassar a dosagem máxima recomendada. Alguns exemplos são o chocolate e o chá preto.
Para a maioria das pessoas o consumo da cafeína é relativamente seguro, no entanto pode aumentar um pouco a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Em geral, poucas pessoas apresentam consequências incômodas ou preocupantes após o consumo desta substância, porém desconhecem que este é motivo de algum mal-estar.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!