Celíacos podem usar alguns cosméticos com glúten

Celíacos podem usar alguns cosméticos com glúten

Entenda porque pessoas com alergia ao glúten não são proibidas de usar esses cosméticos e veja quais não são indicados

Produtos “gluten free” (ou seja, sem glúten) não param de chegar no mercado. Seja em alimentos ou até mesmo em cosméticos. A existência desses produtos pode ser fundamental para pessoas celíacas (que possuem alergia ao glúten). Entretanto, não há provas científicas de que os cosméticos com glúten que não são ingeridos possam ser prejudiciais para doentes celíacos. Ou para aqueles com dermatite herpetiforme, que é um tipo de dermatite que se desenvolve em doentes celíacos quando consomem glúten.

Clique aqui e leia esta matéria: Descubra se a maquiagem da Asepxia funciona

No entanto, devem ser evitados os cosméticos que possam ser ingeridos, como batons, pastas de dentes ou elixires bucais. Com exceções de lesões ou feridas na pele que permitam ao glúten ser absorvido, não há risco se usar cosméticos com glúten na pele. A princípio, produtos como loções de corpo, protetor solar, creme de barbear, desodorante, maquiagem e perfume são seguros.

O que dizem os estudos?

Segundo pesquisas, a ingestão de glúten ativa as cascatas imunológicas que levam ao processo autoimune típico da doença celíaca. Do ponto de vista médico, não existe “sensibilidade cutânea ao glúten” ou “alergia ao glúten”.

A única coisa que existe e que pode ser confundida ou mal interpretada é a alergia ao trigo. O glúten é uma proteína que se encontra em alguns grãos, como trigo, cevada e centeio. Algumas pessoas são alérgicas ao trigo. No entanto, isso não significa ser alérgico ao glúten.

Trigo

(Crédito: 123RF)

Para maior segurança, veja o rótulo dos produtos para confirmar a lista de ingredientes e evite os que incluam:  

  • Trigo, glúten ou triticum no nome. Exemplos em inglês, no caso de importados: hydrolyzed wheat protein (HWP), hydrolyzed heat gluten, wheat bran extract, wheat germ extract, AMPisostearoyl hydrolzyed wheat protein, triticum lipids, triticum vulgare, wheat germ glycerides;
  • Composto com cevada, malte ou hordeum vulgare (nome latim para cevada). Exemplos em inglês, no caso de importados: barley extract, hordeum vulgare extract, malt extract;
  • Centeio ou cereal secale (em inglês);
  • Derivados de aveia ou avena sativa. Exemplo em inglês, no caso de importados: sodium lauroyl oat amino acid, avena sativa extract.

A PROTESTE possui artigo sobre o que é a doença celíaca e como ela é diagnosticada. Para mais informações, você pode clicar aqui. A associação de defesa do consumidor luta para dar acesso à população brasileira a melhores serviços de saúde. Em parceria com a Vida Class, a PROTESTE oferece acesso a diversos serviços de saúde, com desconto de até 70%.