Comida feita de ar já é uma realidade para essa startup

Comida feita de ar já é uma realidade para essa startup

Startup finlandesa Solar Foods criou uma proteína natural em pó feita a partir de CO₂, água e eletricidade

A criação de uma comida de ar parece algo de filme futurístico? Pois saiba que isso já é uma realidade. A ideia partiu da Nasa e foi executada pela startup finlandesa Solar Foods. Batizado de Solein, o alimento é uma proteína natural em pó feita a partir de CO₂, água e eletricidade. A substância tem aspecto e sabor de farinha de trigo e pode ser misturada com outros alimentos.

O Solein é composto por 50% de proteína, 20% a 25% de carboidratos e 5% a 10% de gordura. Segundo a Solar Foods, a proteína pode ser usada como ingrediente em uma série de produtos, como shakes e iogurtes, por exemplo.

+Leia também: Sim, comer fora de casa de maneira saudável é possível

Comida de ar é totalmente sustentável

O potencial de escala parece ilimitado e o processo para desenvolver a comida de ar é totalmente sustentável. Com isso, o novo alimento surge como uma opção para minimizar alguns dos grandes problemas da alimentação mundial. Um deles é como garantir alimentação para a população global diante da diminuição de recursos do planeta. Outra preocupação é produzir comida sem emissões de carbono.

De acordo com o CEO da empresa, Pasi Vainikka, o alimento é livre de limitações agrícolas. A produção é feita em ambientes fechados, dessa forma, é completsmente independente de mudanças climáticas, disponibilidade de água ou qualidade do solo.

Para a produção, inicialmente um equipamento de captura de carbono extrai o CO₂ do ar. Depois, o gás é combinado com água, nutrientes e vitaminas. Por fim, a mistura é submetida à fermentação natural, em um processo semelhante ao aplicado em leveduras e bactérias do ácido lático. Para essa fermentação, a startup usou energia solar.

A perspectiva é que os primeiros lançamentos sejam realizados 2021.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.