Comida feita de ar já é uma realidade para essa startup

Comida feita de ar já é uma realidade para essa startup

Startup finlandesa Solar Foods criou uma proteína natural em pó feita a partir de CO₂, água e eletricidade

A criação de uma comida de ar parece algo de filme futurístico? Pois saiba que isso já é uma realidade. A ideia partiu da Nasa e foi executada pela startup finlandesa Solar Foods. Batizado de Solein, o alimento é uma proteína natural em pó feita a partir de CO₂, água e eletricidade. A substância tem aspecto e sabor de farinha de trigo e pode ser misturada com outros alimentos.

O Solein é composto por 50% de proteína, 20% a 25% de carboidratos e 5% a 10% de gordura. Segundo a Solar Foods, a proteína pode ser usada como ingrediente em uma série de produtos, como shakes e iogurtes, por exemplo.

+Leia também: Sim, comer fora de casa de maneira saudável é possível

Comida de ar é totalmente sustentável

O potencial de escala parece ilimitado e o processo para desenvolver a comida de ar é totalmente sustentável. Com isso, o novo alimento surge como uma opção para minimizar alguns dos grandes problemas da alimentação mundial. Um deles é como garantir alimentação para a população global diante da diminuição de recursos do planeta. Outra preocupação é produzir comida sem emissões de carbono.

De acordo com o CEO da empresa, Pasi Vainikka, o alimento é livre de limitações agrícolas. A produção é feita em ambientes fechados, dessa forma, é completsmente independente de mudanças climáticas, disponibilidade de água ou qualidade do solo.

Para a produção, inicialmente um equipamento de captura de carbono extrai o CO₂ do ar. Depois, o gás é combinado com água, nutrientes e vitaminas. Por fim, a mistura é submetida à fermentação natural, em um processo semelhante ao aplicado em leveduras e bactérias do ácido lático. Para essa fermentação, a startup usou energia solar.

A perspectiva é que os primeiros lançamentos sejam realizados 2021.