Como fazer arroz na panela elétrica e no micro-ondas

Preparo do arroz pode ser bem simples e rápido usando esses eletrodomésticos; veja como fazer para ter se mais praticidade na hora de cozinhar o arroz

Fazer um arroz soltinho e saboroso pode ser muito simples e rápido, e exigir pouca atenção de quem está cozinhando. Para isso, em vez da panela tradicional, pode-se optar por preparar o arroz na panela elétrica ou ainda no micro-ondas. Por aqui, vamos ensinar como fazer o arroz nesses eletrodomésticos. Mas quem é associado à PROTESTE também tem acesso aos resultados do teste de arroz feito com lotes das principais marcas encontradas no mercado, que está na revista PROTESTE do mês de abril. 

Veja o comparador das principais marcas de arroz do mercado e saiba qual foi a “melhor do teste” e a “escolha certa”.

Como fazer arroz na panela elétrica

  1. Coloque a panela no modo aquecer e refogue um dente de alho descascado e amassado em um fio de azeite. 
  2. Adicione o arroz, água e uma colher de chá de sal. Para cada xícara de arroz branco, adicione duas xícaras de água, respeitando os limites da panela.
  3. Tampe a panela e ligue no modo cozinhar.
  4. Quando o arroz estiver cozido, a panela desligará sozinha.

Os temperos podem variar conforme o gosto de cada um. De acordo com os principais fabricantes, não se deve levantar a tampa no meio do cozimento para não atrapalhar o preparo. Além disso, os modelos das panelas elétricas variam, portanto é recomendável ler o manual de instruções da sua.

Como fazer arroz no micro-ondas

Misture num refratário uma xícara de arroz branco, uma colher de chá de sal, um dente de alho descascado e amassado, um fio de azeite e duas xícaras de água. Cubra com plástico filme e faça alguns furinhos no plástico com um palito. Se preferir, pode usar alguma tampa que tenha furos, própria para micro-ondas. 

Leve ao micro-ondas, em potência alta, por 15 minutos. Ao terminar, espere alguns minutos antes de tirar o refratário do aparelho, pois a peça estará muito quente. 

Não se deve lavar o arroz

Presente no dia a dia do brasileiro, o arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B, como B1, B2 , B3 e B6. Porém, quando o arroz cru é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes se perdem. Portanto, não é recomendado lavar o arroz antes do preparo. 

Agora que você já sabe como fazer o arroz na panela elétrica e no micro-ondas, conheça o resultado dos testes com lotes das principais marcas de arroz do mercado que divulgamos na edição de abril da revista PROTESTE. Associe-se.